![]() |
Projeto gráfico inovador ajudou no sucesso dos livros. |
Segundo este texto, as mulheres finalmente estão se permitindo fantasiar.
Por que tanto sucesso?
Uma das razões é que começaram a publicar livros eróticos escritos por mulheres para mulheres, com narrativas que focam no romance contextualizando o sexo. Outra: livros em série, que permitem à mulher acompanhar os personagens como se fosse uma novela. E, finalmente, o projeto gráfico totalmente inovador. Muita gente tem perguntado como as mulheres têm tido coragem de andar com um livro erótico nas mãos. Simples: a capa desses livros não parecem eróticas. Não há pessoas nuas e, em especial, não há mulheres nuas. Normalmente são super-closes de objetos com grande simbologia.
Um exemplo disso é o livro Falsa Submissão, lançado no Brasil na década de 1990 e que foi um fiasco. Hoje, com o sucesso de 50 tons, foi relançado e virou sucesso. Comparem as duas capas.
![]() |
Capa da década de 1990: nitidamente erótica e voltada para o público masculino. |
![]() |
Capa atual: o tipo de livro que uma mulher levaria na bolsa. |
Um outro fator é que as mulheres têm a tendência de indicar às amigas o que gostam. Ou seja: o sucesso desses livros é puro buzz marketing.
Abaixo a capa de alguns outros livros eróticos de sucesso. Reparem como o projeto gráfico privilegia o público feminino, sem imagens explícitas, mas com closes de objetos simbólicos que evocam tanto fantasias sexuais quanto romance.
Gostei do seu texto, não gostei de 50 Tons de Cinza, mas tenho que concordar que o designer gráfico é mais sedutor que o conteúdo. Incrível como a máxima "não julgar o livro pela capa" cai por terra segundo as estatísticas.
ResponderEliminar