quinta-feira, janeiro 26, 2017

Conhecimento artístico

Mais recentemente, alguns autores têm destacado a existência de um outro tipo de conhecimento, o artístico. Entre eles, Silvio Zamboni, Doutor pela ECA/USP e responsável pela distribuição de bolsas na área de artes do CNPQ. Silvio publicou um pequeno, mas valioso livro no qual caracteriza as especificidades do conhecimento artístico.
         Para ele, o conhecimento artístico seria fruto da intuição e nasceria no hemisfério direito do cérebro, no inconsciente.  Como trata de questões inconscientes, a arte teria a possibilidade de perceber verdades que permanecem ocultas para a ciência. Não é à toa que psicológicos como Carl Gustav Jung  e Freud se debruçaram sobre obras de arte para descobrir verdades sobre a mente humana.
         Da mesma forma, sociólogos e antropólogos têm usado a arte de determinado período para compreender como funcionava a sociedade daquela época. Talvez seja mais interessante entender a sociedade norte-americana da década de 50 através dos filmes produzidos naquela época do que pelas pesquisas científicas e objetivas realizadas no período.
         O conhecimento artístico tem influenciado, inclusive, a metodologia científica. Em alguns países já são aceitos, em projetos de pesquisas, hipóteses intuitivas.
CARACTERÍSTICA DO CONHECIMENTO ARTÍSTICO

É intuitivo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.