quarta-feira, julho 21, 2021

As primeiras edições de Superaventuras Marvel

 


Eu leio quadrinhos desde criança. Disney, Turma da Mônica, Recruta Zero. Mas comecei a me tornar de fato um colecionador de quadrinhos quando descobri os gibis da Marvel, mais especificamente Superaventuras Marvel. A primeira que li, numa fila de banco, foi a número 4, mas comecei a comprar de fato, a partir do número 24, início da saga da Fênix. A partir daí, comecei a rastrear os sebos em busca de números atrasados. Mas nunca encontrei aquele número 4 que eu havia lido na fila de banco nem as anteriores. Enfim, decidi adquirir fac símiles.

Folhear essas quatro primeiras edições é uma viagem aos primórdios da Marvel na Abril e permite perceber porque essa revista se tornou a mais querida entre os fãs. O material ali reunido era simplesmente espetacular, selecionado a dedo.

Havia Conan, na fase de Roy Thomas e Barry Smith. Havia o Pantera Negra, de Don McGregor e Rick Buckler. Havia Luke Cage, de Archie Goodwin e George Tuska.

Já nesses primeiros número podem ser encontrados verdadeiros clássicos. A história Este mundo enlouquecido, de Stan e Barry Smith, entraria fácil em qualquer lista das melhores histórias do Dr. Estranho de todos os tempos. Uma HQ surpreendente em que o mestre das artes místicas enfrenta uma noite em que tudo pode acontecer.



Mas a grande atração nesses primeiros números era o Demolidor. Das quatro primeiras edições, ele aparece na capa em três (infelizmente nenhuma com desenhos de Miller). Nesse período, a série ainda contava com roteiros de Roger Mackenzie, mas o talento de Miller para a narrativa gráfica já se destacava. Era fácil ver o quanto aquilo era revolucionário. Destaque para a tocante história “Revelação”, publicada no número 3, em que o repórter Bem Urich descobre a identidade secreta do Demolidor, o que é usado como descupa para recontar a origem do personagem. Incrível a sequência em que o herói inicialmente tenta negar: “Ora, Bem... deixe de brincadeiras! é claro que não sou Matt Murdock! Além do mais... eu não tenho que provar nada para você! Isso tudo é um absurdo! Isso tudo é... é verdade!”. Tudo isso dividido em seis quadros numa narrativa imersiva como só Frank Miller sabia fazer.



Outra atração eram as cartas, que revelam uma época de grande ingenuidade, em que as pessoas tinham pouquíssimas informações. No número 3, por exemplo, o leitor Pedro Polo, de Londrina-PR, perguntou porque os nomes dos desenhistas e argumentistas eram americanos. O redator pacientemente explicou que as histórias em feitas nos EUA. No mesmo número, Fernando Santos, de São Paulo, informava que tinha criado o clube S.H.I.E.L.D e pedia para quem queria se tornar um agente escrevesse para ele.

Desses quatro números, dois eu tinha lido na época (um na fila e outro na casa de um amiga). Reler esses números e ler aqueles que ainda eram inéditos para mim provocam uma única sensação: saudosismo. Saudosismo de uma época em que quadrinhos eram baratos a ponto de serem comprados por moleques com dinheiro do Ônibus. Saudades de uma época em que praticamente tudo que era publicado numa revista mix era genial.

Sem comentários: