quinta-feira, agosto 05, 2021

O mistério dos sete relógios

 


Agatha Crhistie não só é um das mais famosas autoras policiais. É também uma das mais inventivas escritoras do gênero, criando formulas que seriam repetidas à exaustão por outros autores (como a trama de pessoas num local fechado que começam a morrer uma a uma). Mas era também alguém que conseguia subverter e satirizar as regras do gênero que ajudara a estabelecer.

É exatamente o que vemos em O mistério dos sete relógios.

A trama começa numa casa de campo. Um grupo de jovens resolve dar uma lição no incorrigível Gerry Wade, incapaz de acordar antes das 11 da manhã. Eles compram 8 relógios e os colocam para despertar logo cedo em seu quarto. Mas na manhã seguinte, mesmo com a barulheira infernal, ele não acorda. Quando vão verificar, descobrem que ele está morto.

A polícia acredita que se trata de uma overdose de sonífero, mas a situação faz com que um grupo comece a investigar as circunstâncias estranhas, entre elas o fato de um dos relógios ter sido jogado no jardim e sete dos relógios terem sido organizados sobre a lareira. A trama esquenta quando um dos jovens que estava na casa aparece baleado.

Por trás desse crime parece estar um grupo secreto de sete pessoas que se identifica como horas e parece ter conexões com a máfia.

A protagonista é Bundle, uma garota corajosa, que dirige perigosamente e não consegue parar quieta.

Um diálogo dela com o pai, fina peça de humor, dá o toque do romance:

- Nem cheguei a Londres – explicou Bundle. – Atropelei um homem.

- O quê?

- Só que não foi bem assim. Ele já tinha levado um tiro.

- Mas de que jeito?

- Sei lá. Só sei que levou.

- Mas porque você deu um tiro nele?

- Não fui eu quem deu.

- Você não devia andar dando tiros por aí.

O trecho mostra o tom leve e divertido do livro. A obra brinca com chavões das histórias policiais pulps, repletas de sociedades secretas e entrega um final supreendente exatamente por brincar com esses chavões.

Sem comentários: