terça-feira, agosto 03, 2021

Surge Wolverine!

 


The Incredible Hulk 181 é uma das mais famosas edições do golias esmeralda. Não que a edição fosse uma obra-prima. A razão é que nessa edição surge um dos mutantes mais queridos de todos os tempos, Wolverine.

Nessa fase, o verdão era escrito por Len Wein e desenhado por Herb Trimpe. Wein tinha desenvolvido uma trama no Canadá, com um antagonista baseado na lenda de Wendigo.

No número 180 acompanhamos Marie Cartier, irmã do homem que se transformou em Wendigo graças a uma maldição. O plano da garota é transferir a maldição para o Hulk (sabe-se lá que tipo de criatura surgiria dessa mistura). Mas antes que a transformação seja completada, o governo canadense manda seu mais importante agente, o baixinho invocado Wolverine.

Já desde essa primeira aparição o personagem chamou atenção por ser abusado. Afinal, ele está enfrentando o personagem mais poderoso da Marvel, junto com outro ser igualmente forte,  e não titubeia: “Ei, monstrinhos... se vocês estão tão a fim de lutar com alguém... é melhor tentar a sorte com o Wolverine!”. 



Trimpe faz um uniforme que seria aproveitado quase que totalmente pelos artistas posteriores, exceto pela máscara, que perderia os bigodes e ficaria com um ar mais arrojado.

Wein, que escrevia muito bem em títulos de terror, parece não levar muito a sério a história. À certa altura, por exemplo, o carcaju pula sobre o Hulk, que reclama: “Bah! Homenzinho parece coelho pulando!”, ao que o outro responde: “Qualé, verdão... eu ficar parado? Eu a-do-ro pular, sabia?”.

Herb Trimpe divide opiniões. Alguns gostam de seu trabalho. Outros simplesmente odeiam e, de fato, embora fosse capaz de criar algumas sequencias interessantes (a capa da 181 é antológica), dificilmente ele poderia rivalizar com Sal Buscema, por exemplo.



O melhor momento da história, quando Wein revela o grande escritor que de fato era, é o final, quando o verdão consola Marie Cartier: “O Hulk é uma criatura simples... muita coisa ele não consegue entender... mas a mágoa e o desespero são sentimentos que ele conhece... e tenta consolar! Assim, eles ficam juntos. O monstro e a garota... ambos vítimas de circunstâncias que não podem controlar... e ambos terrivelmente sós!”.

Posteriormente, quando surgiu a ideia de reformular os X-men com personagens de diversos países, Len Wein lembrou do personagem secundário dessa história e resolveu colocar Wolverine no novo grupo. O resto é história.

Sem comentários: