quinta-feira, outubro 07, 2021

X-men e os jogos mentais

 


No número 111 da revista X-men a dupla Chris Claremont – John  Byrne tinha acabado de se formar. Eles haviam feito uma história anterior, em que a Tropa Alfa tenta resgatar Wolverine – apenas uma história gancho para uma trama posterior. Mas em Jogos Mentais já dava para perceber plenamente a sintonia que faria da dupla uma das melhores de todos os tempos dos comics americanos.

A trama era pueril e quase imitação de uma trama anterior do Hulk na fase Lee-Kirby. Nela, Mesmero consegue dominar os X-men e resolve usá-los para: a) dominar o mundo; b) praticar um grande roubo; c) transformá-los em atrações de circo. Sim, por incrível que pareça, a resposta é C.

A história começa com o Fera investigando o desaparecimento dos mutantes e se deparando, assustado, com Banshee apresentando os amigos como aberrações circenses. Noturno, por exemplo, é apresentado como um demônio, Wolverine como uma fera aprisionada e a Fênix é uma trapezista.

No final, o Fera acaba sendo pego pelo vilão, que irá hipnotizá-lo para transformá-lo em mais uma atração.

Quem salva a pátria é Wolverine, que, graças aos seus instintos animais, consegue se libertar da hipnose... em uma sequencia que tem um tremendo erro de continuidade. Em uma página ele está praticamente nu, com grilhões nos pés e nas mãos. Na página seguinte, sem nenhuma explicação, ele está com o uniforme e sem grilões!

Mas, apesar desses problemas, Claremont consegue caracterizar muito bem cada personagem tanto nos diálogos quanto nos balões de pensamento. A dinâmica entre eles também funciona muito bem e antecipa alguns dos melhores momentos de  histórias famosas, como Saga de Protheus e Saga da Fênix (inclusive como Wolverine salvando o time).

Já Byrne, Byrne é fodástico. É um cara que sabia explorar o tamanho dos quadrinhos como efeito dramático e fazer as sequencias de ação se tornarem empolgantes.

Embora essa fosse uma história solo, ela lança o gancho para o primeiro grande momento da dupla ao jogar o gancho da volta de Magneto. 

Sem comentários: