Super mouse, criação do roteirista Izzy Klein, surgiu no início da década de 1940, no rastro do sucesso estrondoso dos super-heróis (e mais especificamente do Superman) e inicialmente era... uma mosca! O chefe do estúdio Terrytoons achou que o personagem não funcionaria como um inseto e o transformou num rato.
Sua primeira aparição aconteceu em 1942 no curta-metragem para cinema “O rato do amanhã”. Nessa primeira aparição ele tinha uniforme azul e capa vermelha. Posteriormente, temendo ser processados pela DC Comics, o estúdio mudou o uniforme para amarelo com capa vermelha. Na época também eles descobriram que já existia um personagem com o mesmo nome e mudaram o título da animação para Mighty Mouse (no Brasil os tradutores usaram o nome original).
Super Mouse vive na cidade de Mouseville e usa o seu tempo salvando os habitantes roedores da cidade de perigos, geralmente ocasionados por gatos. Muitas vezes ele salva a ratinha Zizi, sua namorada. O principal inimigo dessa fase chamava-se Gato Gatuno. Durante a ação, ele entoava o bordão que o tornou famoso: “Super Mouse seu amigo, vai salvá-la do perigo”.
O desenho fez sucesso relativo nos cinemas, mas estourou na televisão a partir da década de 1950.
![]() |
| Ralph Bakshi revolucionou o personagem na década de 80. |
Na década de 1980, o animador Ralph Bakshi lançou uma versão modernizada do personagem na série Mighty Mouse: The New Adventures.
Essa versão era totalmente revolucionária, com cenários disformes e expressionistas, personagens e estranhos (um dos principais vilões era uma vaca!) e cenas de humor non-sense. Nessa versão um vilão podia cair no choro no meio do episódio.
Bakshi colocava de pernas para o ar os padrões dos desenhos animados e brincava com todos os chavões dos desenhos animados de heróis.


Tirou do fundo do baú mesmo.
ResponderEliminarEu acho que eu assisti um pouco da versão dos anos 80. Lembro que era bem pirado.