Embora tenha tido revista própria durante pouco tempo, o
Homem-Coisa fez várias participações em aventuras de outros personagens da
Marvel. Ele encontrou, por exemplo, o Homem-Aranha em Marvel Team-up 68 em uma
aventura produzida pela dupla mais badalada dos quadrinhos da época: Chris
Claremont (roteiro) e John Byrne (desenhos).
Na história, o personagem monstruoso foi aprisionado e
colocado como atração em um zoológico – e o aracnídeo resolve ajudá-lo a voltar
para o pântano.
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O Homem-Coisa atacando o Aranha? Te enganei, leitor! |
A splash page, que abre a história é aquilo que hoje seria
chamado de um “engana leitor”: o Homem-Coisa se jogando contra o Homem-Aranha,
que recua, apavorado. Na verdade, ele estava apenas caindo contra o vidro da
prisão, como descobrimos na página seguinte.
Claremont mimetiza os textos dos quadrinhos de terror da
Marvel, o que mostra sua versatilidade: “Inícios: parece a calada da noite, um
escuro irreal e estígio interrompido levemente apenas por faixas prateadas de
luar que resvalam sobre antigos galhos retorcidos e cobertos de musgo que
cobrem o pântano... e a criatura que espreita em seu interior”.
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O Homem-Coisa renasce em contato com o pântano. |
O Aranha some com a gaiola de vidro e pega um avião para os
pântanos da Flórida (não me pergunte, eu não sei quem são os personagens que
lhe dão carona), mas o avião sofre um acidente e por pouco os humanos não
morrem. A criatura do pântano, entretanto, fica renascida.
A trama só começa mesmo só quando os dois chegam num
casebre e encontram um velho e uma garota amarrados. Na verdade, o velho é um
mago de outra dimensão e a garota, Jennifer Kale, sua aprendiz. Quem os
aprisionou é um vilão extradimensional chamado Desespero, capaz de fazer até
mesmo o Homem-Coisa ter medo (e portanto queimar).
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Desespero: pense num vilão fodão. |
Para um vilão tão poderoso, é estranha a forma como o herói
o vence, usando, essencialmente a força. É também curioso perceber que a
editora escolheu a Marvel Team-up, uma revista do Aranha, para terminar uma
trama do monstro, o que mostra que as
coisas não andavam bem para a vida editorial do feioso.
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