Ao construir o roteiro da primeira parte de Camelot 3000, Mike W. Barr estabeleceu um McGufim bem claro: os Cavaleiros da Távola Redonda, reencarnados, precisam ser recrutados e ter sua memória dos feitos passados restaurada.
No capítulo 3, Merlim, Lancelot, Arthur, Guinevere e Tom partem em busca desse objetivo. Para facilitar essa tarefa, cada um deles leva consigo um amuleto no formato de espada.
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| A edição trata da busca dos cavaleiros que não haviam sido despertados. |
Assim, Kay, irmão adotivo de Arthur, é um trapaceiro sendo perseguido por agiotas, mas é salvo por Arthur. Temos aqui, inclusive, uma imagem que mostra o quanto o fato dessa revista ser direcionada ao mercado direto influenciava na história. O rei simplesmente transpassa sua espada na barriga de um dos agiotas, em uma cena de violência inimaginável para os quadrinhos com o selo Comics Code.
Galhad é um samurai que decide se matar quando percebe que não salvou as pessoas que o contrataram para protegê-los, mas é salvo por Lancelot.
Mas os mais interessantes, e também os mais revolucionários, são Percival e Tristão.
Percival, na lenda da távola redonda, era um cavaleiro galante e altamente espiritualizado (é ele que consegue chegar ao santo Graal depois de passar por diversas provas). Nessa versão, ele é transformado em um neo-humano antes que o resgate se efetue. Colocar um personagem como Percival como um monstro é uma das grandes sacadas da história.
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| A rainha não chega a tempo... |
Outra inversão é Tristão. Na história original, Tristão é um cavaleiro enviado para buscar a futura esposa do tio, Isolda. Mas durante a viagem os dois se apaixonam e, mesmo depois que a moça se casa, eles vivem um romance que escandaliza a sociedade da época.
Como manter o aspecto original de escândalo nessa versão futurista? O roteirista coloca Tristão como uma mulher! A sequência em que Tom interrompe um casamento achando que o homem é Tristão, aliás, é ótima.
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| ... e Percival é transformado em um monstro. |
Mike W. Barr colocar o personagem Tristão em uma situação de desconforto com seu próprio corpo (já que ele se sente um homem, mas está no corpo de uma mulher) e providencia alguns dos melhores momentos de conflito da história. Ao mesmo tempo, lá na frente introduz cenas de lesbianismo, quando Tristão finalmente reencontra Isolda.
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| Tristão ter renascido como home gera algumas das melhores situações de conflito da história. |
Relendo esse material, fico imaginando como essa história não causou um escândalo nacional ao ser publicada em Batman e Superamigos. Hoje em dia haveria até boicote contra a Abril. Aqueles eram outros tempos, em que se saía da ditadura militar e censura era um verdadeiro palavrão.





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