Início

sexta-feira, agosto 08, 2025

Editora da Unifap publica livro digital sobre cibernética

 


 
Relações sociais, culturais e políticas fazem parte da vida em sociedade e sofrem constantes mudanças em suas formas, principalmente após a popularização da internet e a disseminação dos meios de comunicação virtuais. A presença de máquinas e do ciberespaço se tornou parte da vida social a ponto de ser comum confundir o real e o virtual. A Cibernética, por exemplo, é comumente relacionada ao meio virtual e às máquinas, mas é um conceito que antecede a chegada deles. Então como ela surgiu e o que é exatamente?

A resposta para esta e outras curiosidades a respeito da Cibernética está disponível no mais recente lançamento da Editora da Unifap, o livro digital ‘Introdução à Cibernética’, do Prof. Dr. Ivan Carlo Andrade de Oliveira. O e-book, como são conhecidos os livros digitais, pode ser baixado gratuitamente no link https://www2.unifap.br/editora/files/2023/08/introducao-a-cibernetica.pdf e aborda o conceito e a complexa relação da Cibernética com os mais variados campos de conhecimento e seu papel fundamental na correção de processos de comunicação entre eles, além da compreensão das relações entre homem, natureza e máquinas.

Segundo o Prof. Dr. Ivan Carlo Andrade de Oliveira, a maioria das pessoas associa cibernética com informática e computadores, quando na verdade sua principal característica seria avaliar tudo como processos de comunicação.

“A guerra é um processo de comunicação, uma empresa é um processo de comunicação, a psicologia… A neurose, por exemplo, nasce de um processo de comunicação problemático”, explica o Prof. Dr. Ivan Carlo de Oliveira.

O docente conta que a inspiração para escrever o livro veio após muitos estudos a partir do teórico Isaac Epstein, considerado o pai da cibernética no Brasil, e sua larga experiência com o tema. Ele afirma que o livro surgiu da tentativa de explicar para as pessoas o que é a cibernética e aplicação dela em várias áreas.


Texto: Rafaela Cristina (Estagiária Assesp/Unifap)

Sem comentários:

Enviar um comentário