sábado, novembro 06, 2021

A arte espacial de Johnny Bruck, o capista de Perry Rhodan

 


Você pode até não saber quem é Johnny Bruck, mas se é fã de ficção-científica e já leu Perry Rhodan, você certamente já viu e curtiu suas ilustrações. Nascido em 1921, em Saale, na Alemanha, Bruck trabalhou durante anos como jornalista e ilustrador. Mas o sucesso veio mesmo quando ele foi escolhido para ser o capista oficial da série de ficção-científica Perry Rhodan. Ele ilustrou praticamente todos os livros da série principal durante décadas (foram 1797 capas!) e mais as da série Atlan. 

Fortemente influenciado pelo estilo dos anos 1950, o artista trazia um toque nostálgico e vintage para suas imagens - elas representavam perfeitamente como as pessoas da década de 50 imaginavam o futuro. Eu mesmo, quando era jovem, comprei vários exemplares da série Perry Rhodan só por causa da capa. Bruck morreu em 1995, em um acidente automobilístico.  Fique com algumas imagens desse mestre da ilusração. 














4 comentários:

Góris (Gregório Faria) disse...

Caramba, eu também comecei a ler pelas capas. E, depois, pelo conteúdo.

Gostei da matéria.

Gian Danton disse...

Logo que comecei a ler a série, um amigo que já tinha lido vários livros me deu um conselho: não vá pela capa. Algumas capas são incríveis, mas o conteúdo nem tanto. As capas faziam você ter vontade de ler os livros.

Lélio Braga Calhau disse...

Matéria show

Gian Danton disse...

Gratidão pelo comentário, Lelio.