terça-feira, fevereiro 11, 2025

Dylan Dog – Depois de um longo silêncio

 


Existem, no mundo real, monstros muito mais perigosos que múmias, zumbis e vampiros. Um desses perigos é o vício e esse é o tema abordado por Tiziano Sclavi na história “Depois de um longo silêncio”, publicada no número 23 da nova série de Dylan Dog da Mythos.

Na história, um homem vê a sua vida desabar quando a esposa morre e ele se entrega ao álcool. Mas a esposa, inexplicavelmente, parece continuar ali, convivendo com ele e ele é capaz de perceber sua presença, mas é perturabado pelo fato de que ela nunca, jamais, fala nada.

Uma única taça de vinho faz retornar o vício. 


Em busca de resposta, ele vai procura o detetive do pesadelo, mas Dylan Dog está envolvido com seus próprios problemas – que, no final, irão se misturar à trama de fantasmas. Ele agora tem uma nova namorada, Crystal, e está tão apaixonado que se permite beber um copo de vinho, por insistência dela.

O personagem é conhecido por ser totalmente abstêmio – são inúmeras as histórias em que alguém lhe oferece bebida e ele recusa. Aqui, nessa história entendemos o porquê. Dylan, em um passado remoto, foi um alcoolatra, que conseguiu se livrar do vício. No ententanto aquela única taça de vinho acaba provocando uma reação em cadeia. Logo ele está bebendo o tempo todo. Além disso, se torna agressivo inclusive com o amigo Grouxo e chega ao ponto de ter delírium tremens.

Dylan torna-se agressivo e irraiconal. 


“O alcoolismo é uma doença progressiva. Fica cada vez pior”, diz o texto. “E, mesmo se parar por muito tempo e depois tiver uma recaída, os efeitos serão desvastadores em poucos dias”.

Também é apresentada uma estatística (não é dito de que país, mas é possível que seja da Inglaterra, onde se passa a história): Enquanto as drogas matam 6 mil por ano, o álcool mata 60 mil.

A trama do alcoolismo se mistura à trama de fantasmas. 


É de se admirar a habilidade de Sclavi de unir essa trama de alcoolismo com a trama de fantasmas, transformando a segunda em uma metáfora dos perigos do vício em álcool... e o faz com um final realmente emocionante.

Não por acaso, essa é uma das histórias mais célebradas do detetive do pesadelo.

Sem comentários: