domingo, agosto 03, 2008

Buzz marketing e a conservação de Macapá


Estou lendo o livro Buzz Marketing, de Georges Chetochine. Muito bom. É um livro interessante não só para quem é da área de marketing, pois explica como as idéias se espalham (nesse sentido é possível fazer um interessante paralelo com a teoria dos paradigmas, de Thomas Kuhn). Uma das partes mais interessantes do livro é sobre a teoria das janelas, dos antropológos George Kelling e James Wilson. Ela parte do princípio de que se uma janela estiver quebrada, jovens desocupados farão de tudo para quebrar a janela do lado. Os dois convenceram o prefeito de Nova York a usar essa idéia para combater a violência. A prefeitura investiu pesado na limpeza da cidade e em consertar as marcas do vandalismo. Como resultado, houve uma dimunição de 75% no número de delitos. ¨Ao desenvolverem a percepção de uma cidade mais limpa, os nova-iorquinos - inclusive os mais marginalizados - passaram a ter um comportamento menos agressivo, menos anti-social¨, diz o autor. Quem dera que essa idéia fosse aplicada a Macapá! Em Macapá parece que é aplicada a regra oposta: se quebram um bem público, ele fica quebrado, se aparece um buraco na pista, ele vai ficar lá, crescendo até virar uma cratera...

3 comentários:

Unknown disse...

Lembra a idéia central por trás de um dos novos anúncios televisivos do Boticário, se não me engano. O "acredite na beleza". E não é que realmente tem fundamento?

Anónimo disse...

Não sei exatamente QUEM era o prefeito de Nova York dessa história, mas se isso ocorreu nos ultimos 30 anos, esse "Buzz" provavelmente é uma indução errada.
Desde 1978 Nova York tem tolerância zero com crimes como vandalismo, e poluição por causa do infame blecaute de 77.
Se essa ideia das janelas foi dada mesmo, creio que o fato do centro da cidade ter sido revalorizado ( significa: os pobres foram varridos pras periferias e suas casas transformados em caros condominios Yuppies) tem mais a ver com subitamente, algumas partes terem ficados mais limpas e mais seguras do que o fato das janelas estarem ou não quebradas.
Claro, SE você trabalha/mora num lugar limpo e inteiro, sente mais orgulho de trabalhar ou de morar lá. Mas não é só isso que faz o vandalismo parar.
O que dá certo educação, Leis e mecanismos pra fazer funcionar a lei.

E desculpe a franqueza , mas recapeamento de ruas, conserto de iluminação publica e limpeza e revitalização de praças feitas as pressas são as obras eleitoreiras, safadas mas OBRIGATORIAS de qualquer prefeitinho meia boca que quer se reeleger ou eleger um sucessor.
Não sei quem é o prefeito daí nem de que partido ele é, mas se NEM ISSO ele sabe fazer, é um sujeito muito imcompetente !

Meu nome não é Jonnhy

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Olá! Olha, já tinha lido a respeito dessa teoria e sua aplicação em Nova York antes, creio que numa revista. Só que lá falava-se da janela de um carro. Se você deixar um carro com uma janela quebrada no meio da rua, os vândalos vão terminar de quebrar o carro todo. Quanto ao prefeito de Macapá, nem essas ações obrigatórias estão sendo feitas. A cidade está um lixo e repleta de buracos.