quarta-feira, outubro 15, 2008

Feliz dia do professor


Tem gente que passa pela vida da gente e faz diferença. Professores, principalmente. Alguns professores me marcaram profundamente. De cabeça, posso lembrar de alguns: o jornalista Lúcio Flávio Pinto, que me mostrou que um conhecimento cultural sólido é essencial, em qualquer atividade.

Regina Alves, professora de redação jornalística, que praticamente não dava aulas expositivas: sua metodologia era praticamente toda baseada na orientação. Ela sentava com a gente e ia analisando o texto, frase por frase, parágrafo por parágrafo. É por causa dela que uso hoje uma metodologia parecida em minha aulas, colocando o aluno para produzir e orientando-o.

Talvez o meu melhor professor, verdadeiro ídolo, foi meu orientador de mestrado, Isaac Epstein, um senhor já idoso, mas com uma mente, uma criatividade e uma imaginação prodigiosas. Foi a primeira pessoa a publicar um livro sobre cibernética no Brasil e, na década de 1970 chegou a fabricar um computador com caixinhas de ovos, alfinetes metálicos e imãs. E um computador que aprendia, a Gabriela! A Gabriela só sabia jogar jogo da velha, mas começava perdendo, depois começava a empatar e, depois de um ponto, só ganhava ou empatava.

Foi também com o professor Isaac que descobri que o aprendizado não se dá apenas na sala de aula. Aprendi muita coisa com ele no refeitório da faculdade, durante o almoço. Também, ao lado de uma pessoa com conhecimento enciclopédico, cada minuto de convivência é um minuto de aprendizado...

Outro professor do mestrado que me influenciou muito foi simpático Jacques Vigneron, o único professor que já conheci que usava de fato as idéias da corrente não-diretiva da educação.

A professora Maria Ângela, durante muito tempo coordenadora pedagógica do CEAP, me ensinou muito sobre educação. Conviver com ela foi o mesmo que fazer uma pós-graduação em pedagogia...

Nesse dia dos professores, gostaria de deixar meus parabéns para o Lúcio Flávio Pinto, Regina Alvez, Isaac Esptein, Jacques Vigneron, a professora Maria Ângela e mais todos os colegas de trabalho da FAMA, CEAP e SENAC.

Para todos, os meus parabéns!

1 comentário:

Lilian disse...

E parabéns a você também que, quietinho, é também fonte de inspiração para muitos que, como eu, aprendem com você até nas horas mais inusitadas...