segunda-feira, outubro 06, 2008

Futurologia jornalística

Esta eleição em Macapá teve algumas situações interessantes. Candidatos com campanhas caríssimas tiveram resultados pífios nas urnas. Por outro lado, Lucas Barreto, que teve uma campanha pobre do ponto de vista financeiro, quase chega ao segundo turno.
Os marketeiros talvez agora aprendam algo que eu dizia ao meu filho: carro não vota. Não adianta encher a cidade de carros adesivados achando que isso vai ganhar a eleição.
A eleição também teve uma quase barriga jornalística (barriga é quando um jornal comete um erro muito grave). No sábado, um jornal estampou na primeira página uma manchete remetendo ao perfil dos dois candidatos que iam para o segundo turno: Roberto Goes e Camilo Capiberibe. Se o Lucas varasse, a credibilidade do jornal ia para o ralo.
Eu não precisaria ensinar isso, mas lá vai: jornalismo não é futurologia. Advinhar o futuro é algo que os jornalistas podem deixar para Mãe Diná. Aos jornalistas só cabe apurar fatos...

4 comentários:

Anónimo disse...

Já dizia o sábio Garfield: "toda vez que eu acho que cheguei ao fundo do poço sempre aparece alguém e me entrega uma pá". A gente aprendeu na família que carro não vota... E que não se pode confiar em todo mundo...

Sandro Valente disse...

é parece q o povo qer mudança...
nem q seja p pior
e agora a grande batalha final começa
Sobre o jornal, nessa cidade ainda se comete mto esse erro...essa não foi a primeira vez, era bem possível q o candidato lucas fosse para o segundo turno
mas q sirva d lição

Anónimo disse...

Ivan, a cobertura das eleiçoes foi de uma falta de profissionalismo...

Anónimo disse...

O interessante é que tem gente formada e diplomada nesses impressos e, diga-se de passagem, não são apenas amapaenses. Infelizmente tem gente que tenta se manter imparcial, mas acaba sendo atingido pelo péssimo papel a que se prestam outros "jornalistas".
Sou jornalista, diplomada, registrada e em pleno exercício da profissão. Seria desestimulante ser jornalista se só existissem os impressos marrons em tom bem escuro, como são os daqui. Porém, meu estímulo vem dos blogs, de jornalistas respeitáveis como as irmãs Alcilene e Alcinéa Cavalcante, as quais admiro imensamente, do Corrêa Neto e do professor Ivan Carlo. Por hora, são os que posso citar. São vocês que me fazem acreditar que ainda existem bons profissionais e que posso sim me dedicar à profissão que escolhi.
Ao professor Ivan Carlo, parabéns pelos 5 anos de blog e parabéns por ser bom profissional e excelente pessoa.
Abraço.