domingo, outubro 05, 2008

Histórias da Bíblia para a família

Quando eu era criança (devia ter uns 7 anos, ou menos), lembro que fomos fazer uma viagem e, no meio do caminho, minha avó comprou para mim um fascículo de uma coleção de histórias bíblicas. Era um volume grande, com ilustrações que me pareciam enormes. Devorei. Li, reli e re-reli. Afinal, na época eram poucas as leituras que chegavam às minhas mãos. E aquele era um trabalho belíssimo, com ótimas ilustrações. Curiosamente, essa leitura não me influenciou muito do ponto de vista religioso. O que mais me fascinou foi a grandiosidade daquela história, a mitologia. Quem, por exemplo, é fã de Guerra nas Estrelas, não tem idéia de como a mitologia da Bíblia é muito mais complexa. Até personagens terciários são interessantes e fascinantes. Se não me inflenciou do ponto de vista religioso, a coleção me influenciou no profundo respeito e admiração que tenho pelo povo judeu.

Agora, a editora Abril está relançando essa coleção. Para mim foi uma surpresa encontrar nas bancas os volumes, agora encardernados em capa dura, com o ótimo texto de Anne de Graf e as ilustrações de José Pérez Montero, um desenhista espanhol que chegou a fazer quadrinhos na década de 1970. O primeiro volume custa apenas R$ 2,90! Comprei e estou lendo com meus filhos... (clique aqui para conhecer o site da coleção)

Sem comentários: