sexta-feira, outubro 03, 2008

Música do dia

Desenhos No Jornal (1984)
Sá, Rodrix & Guarabyra

Eu vou te encontrar,
Nos muros cobertos de folhas,
Lugares adormecidos pelo tempo,
vou te encontrar,
Em outras passagens dessa vida,
Quando tiver mais coisa pra dizer,
Eu vou te encontrar nas torres de 130 andares,
Por trás das malhas de vidro,
Caindo no esquecimento,
No futuro que eu não sei se haverá,
Vou te escutar,
Nas finas antenas de metal,
Vou ver teus desenhos no jornal,
Um rosto distante se apagando
no meio da multidão.

Minha avó morreu recentemente. Era uma pessoa muito querida, pois morei muito tempo com ela e, quando minha mãe foi para São Paulo, foi ela que me criou. Esse fato me fez lembrar de um depoimento de uma conhecida, que me disse que tinha deixado de acreditar em Deus quando o avô (de 90 anos) morreu... Parece ser esse o fim de uma fé cega, irracional: desabar ao menor tropeço.
Todo mundo é mortal, tudo muda e se desesperar com essas mudanças é burrice. Assim, precisamos lidar com o fato de que as pessoas que nos cercam um dia irão embora...
Mas para isso que existe a fé, para que tenhamos a esperança de reencontrar nossos entes queridos, a esperança de que a vida não seja só isso. Até o Carl Sagan, cientista famoso e totalmente cético, dizia que queria acreditar nisso.
Eu acredito que a vida não acaba aqui e que vamos nos encontrar com as pessoas que gostamos em outras passagens desta ou de outra vida. Assim, tenho fé de que vou reencontrar com minha avó. Para mim, é como se ela tivesse ido fazer uma viagem e, por causa disso, vamos passar um tempo longe, um tempo curto, diante da eternidade da alma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Você está certo. Quando se crê os fardos ficam bem mais leves, e a tristeza não nos corrói. Sinto muito por sua avó.

Sandro Valente disse...

sinto mto pela sua vó
ultimamente, eu tbm estou perdendo mtas pessoas q eu amo...
só nos ultimos dois meses eu perdi 3 pessoas
a vida é assim mesmo e como vc disse: temos q aprender a ldar com as mudanças da vida