sexta-feira, outubro 17, 2008

Pesquisa maluca?

Recentemente saiu uma pesquisa do IBOPE dando ao candidato Camilo Capiberibe 17 pontos de vantagem em relação ao candidato Roberto Góes. Esse fato não seria objeto de post neste blog, não fosse pela estratégia de campanha do candidato do PDT. Resolveram desacreditar o IBOPE. Na propaganda eleitoral na TV chamaram a pesquisa de maluca. Nos carros vidros dos carros passaram a escrever que a pesquisa foi comprada... O mesmo PDT que, na eleição para governador, distribuiu pelas ruas jornais aliados com o resultado da pesquisa do IBOPE segunda a qual Waldez Góes ia ser reeleito (o que, de fato, aconteceu).
Minha preocupação é que muita gente, sem noção de metodologia científica ou de como funcionam as pesquisas de opinião, pode acabar acreditando que a pesquisa do IBOPE é comprada ou maluca. Aliás, comprada, por quem, pela TV Amapá, que foi quem pediu a pesquisa?
O IBOPE tem metodologia rigorosa, o que não significa que os resultados vão ser sempre precisos. Afinal, estamos lidando com seres humanos, que mudam de opinião de uma hora para a outra. Além disso, toda pesquisa tem também uma margem de erro. Mesmo uma marge de erro pequena, como 2%, pode fazer a diferença. Se a pesquisa mostra o candidato X com 27% e o candidato Y com 25%, e, no final, o resultado da eleição for o candidato X com 28% e o candidato Y com 24%, embora a diferença seja grande, está dentro da margem de erro. Ou seja, nenhuma pesquisa é óraculo. Karl Popper já demonstrou que é característico da ciência a possibilidade de erro.
Em todo caso, o IBOPE, pelo menos no caso do Amapá, tem chegando bem perto do resultado real. Pesquisa que foi proibida pela coligação de Roberto mostrava um crescimento expressivo do Lucas Barreto na fase final da campanha.
Que os marketeiros de Roberto achem que a pesquisa está errada, é até compreensível, mas tentar argumentar que a pesquisa foi comprada é colocar em dúvida a seriedade de um instituto de pesquisa que vive de credibilidade, e da TV Amapá (que, aqui no estado é uma das poucas emissoras que estão fazendo um trabalho sério de cobertura das eleições), aí realmente a coisa se torna séria.
Toc toc toc... tem alguém aí?

3 comentários:

Lilian disse...

Na verdade é o desespero de ver a derrota galopando que faz com que esse pessoal saia por aí tentando desacreditar quem mostra a realidade. Uma vergonha. Mas cada um crê no santo que lhe favorece mais, né...

Sandro Valente disse...

Eu jah sabi disso...
lembro da sua explicação sobre o IBOPE, qndu alguem me vem com a msm conversa dese povo q está desesperado em ver a derrota se aproximar, eu sempre dou o alerta como a IBOPE trabalha.

SANDRO

Anónimo disse...

Ótimo post,mas não é apenas a organização da campanha que está buscando esta descaracterização do trabalho sério. Houve outro fato envolvendo um jornal daqui que estampou na capa,no dia seguinte após a divulgação da pesquisa,"VOCÊ ACREDITA NO IBOPE?".E lá pelas tantas colocou detalhes sobre o ultimo debate ressaltando só os erros do candidato que leva vantagem na pesquisa.Ainda mais chato é dizer que não faz campanha para A ou B e logo abaixo colocar alguam coisa detonando o candidato do outro. Essa turma pensa que somos trouxas.