quarta-feira, março 25, 2009

Morre Donald Westlake


A notícia é de janeiro, mas como só soube agora, achei que não deveria deixar passar. Morreu Donald Westlake, um dos mais importantes escritores e roteiristas norte-americanos. Especializado em histórias policiais, Westlake teve alguns de seus livros adaptados para o cinema, como o filme O Troco, com Mel Gibson.
Eu conheci Westlake na Biblioteca Pública de Belém, com o livro que misturava humor e suspense: O Espião Pacifista. Nele, um militante pacifista é confundido com um terrorista e acaba, sem querer, infiltrando-se numa rede terrorista, servindo de espião para a CIA. Como se pode ver por esse plot, Westlake adorava tramas não-convencionais.
O que sempre me agradou nele foi a forma descontraida com que ele escrevia suas histórias e o humor ferino. Em O Espião pacifista, por exemplo, o protagonista sabe que está vigiado pela CIA, mas não denuncia porque depois ia ter que ter o trabalho de se livrar do lixo, já que os espiões recolhiam seu lixo. Uma delícia de humor.
O livro seguinte foi O incrível Roubo do Banco, em que policiais se juntam para assaltar um banco... e então A Vida Secreta de um homem sensual, uma deliciosa comédia sobre um escritor que produz livros eróticos, mas tem uma vida sexual totalmente frustrada. O interessante dessa obra é que a narrativa dos livros que ele escreve se mistura com o que está acontecendo ao escritor, mostrando como os fatos reais infuenciaram na obra e como a obra influencia na vida do escritor. Um livro delicioso, que foge do que se poderia esperar de um romance popular.

Quando o jornalista Lúcio Flávio Pinto esteve em Macapá, ele me pediu para levá-lo num sebo. Claro que fiz questão de levá-lo (Macaco quer banana?). Lá encontramos um livro do Westlake e descobri que tínhamos esse gosto em comum: ambos éramos fãs desse ótimo escritor policial.


Sem comentários: