segunda-feira, novembro 01, 2010

Boa sorte, Camilo

Camilo Capiberibe foi eleito governador do Amapá, numa das mais surpreendentes viradas da história política do Estado (ele começou a campanha lá embaixo, mas cresceu muito depois que capitalizou os fatos da operação Mãos Limpas). Desejo boa sorte ao novo governador e, se me permite, gostaria de fazer algumas sugestões, baseadas principalmente em erros da administração anterior:

Lugares bonitos - os chamados lugares bonitos viraram lugares feios. O governo fazia e depois abandonava. Viravam locais de som alto, venda de bedias, dizem que venda de drogas e brigas de gangues. Além disso, muitos desses locais passaram a ser depredados, além da imensa sujeira que se acumula após essas festas com muita música alta. Morar perto de um desses lugares feios virou um inferno. Polícia normal e polícia ambiental nesses locais resolveria boa parte desses problemas. Quanto à depredação, vale a teoria das janelas: se o governo conserta logo que é quebrado, as pessoas acabam conservando.

Ecologia - Para o governo anterior, urbanizar virou sinônimo de aumentar o calor da cidade. Na urbanização do Congós, por exemplo, não foi plantada uma única árvore. Espero que Camilo tenha mais sensibilidade com a questão ambiental.

Cultura - Todo mundo se lembra do vergonhoso episódisódio em que milhões foram depositados na conta da Beija-flor. A desculpa era que isso traria turistas para o Estado. Um adesivo num carro sintetizava o absurdo desse argumento: "Turistas, bem vindos à cidade dos buracos". Enquanto isso, a lei de incentivo à cultura foi abandonada e o governo estadual não fez um único edital de apoio à cultura. Vale lembrar também o apoio a filmes produzidos no sudeste. Ou seja: o governo financiou a cultura  do sudeste e esqueceu a cultura amapaense. Como a deputada Janete Capiberibe já conseguiu dinheiro para um edital de apoio ao audio-visual amapaense, acredito que seu filho, Camilo, seja mais sensível à cultura local  (só não vá esquecer da nona arte - que tal um edital de apoio aos quadrinhos? Aliás, na única vez em que o vi pessoalmente, Camilo me confessou que gostava de quadrinhos e sempre acompanhava meu blog).

De resto, é desejar boa sorte. Estamos torcendo.

Sem comentários: