segunda-feira, agosto 13, 2012

O jornalista da Época e a barriga

Em jornalismo chama-se "barriga" quando um o repórter comete um grande erro, publica uma informação muito equivocada. O assunto do dia nas redes sociais foi uma matéria publicada no site da revista Época a respeito da morte de Joe Kubert. O jornalista cometeu diversos erros, que iam sendo consertados à medida em que os leitores deixavam comentários (corra lá antes que consertem tudo!).
 O primeiro e mais grave  deles: o desenhista era creditado, logo no título, como criador do Thor. De fato, Kubert criou um guerreiro chamado Tor, pouco conhecido no Brasil. O jornalista achou que era o Thor da Marvel e tascou no título. No mesmo título, ele aparecia também como criador de Tarzan. Kubert nasceu em 1926. Tarzan foi criado em 1912 (pelo escritor Edgar Rice Burroughs). Ou seja: Kubert era tão gênio que já tinha criado um dos personagens mais famosos do século XX antes mesmo de nascer.
No subtítulo o desenhista ainda é creditado como criador do Gavião Negro. Sim, de fato ele foi o criador do visual famoso da Era de Prata (e insuperável), mas o personagem era mais antigo...
Haja barriga.

Sem comentários: