O
público-alvo da propaganda, como já foi visto, deve ser muito bem estudado. Para
saber como atingir em cheio o que realmente a empresa precisa, é necessário
conhecer algumas categorias de consumidores. São elas: consumidores potenciais;
consumidores atuais; empregados da empresa; intermediários e prescritores.
Os
Consumidores Potenciais são aqueles que ainda não são clientes da empresa, não
usam o produto, mas podem vir a usá-lo. No entanto, para isso ele deve ser conquistado.
Já
os Consumidores Atuais são os que usam o produto atualmente. A propaganda
voltada para esse público tem como objetivo manter a fidelidade e reforçar a
marca.
Os
Intermediários são, essencialmente, os vendedores, aqueles que atuam no PDV
diretamente com o público consumidor. Propagandas voltadas para eles têm o
objetivo de convencer os vendedores das lojas a dar destaque para o produto.
Uma boa ação deles acaba por resultar em melhores vendas, assim como o
contrário ocasiona fracasso total. A editora Escala, por exemplo, faz
informativos apenas para os donos das bancas de revistas, para convencê-los a
colocar suas publicações em destaque.
A
categoria dos Prescritores é formada por aqueles que não necessariamente usam o
produto, mas o prescrevem. Por exemplo, médicos, professores, dentistas. O
trabalho com eles é fundamental, pois geralmente eles lidam com os consumidores
potenciais. Amostras grátis são uma boa ação nesse caso.
No
caso dos Empregados, deve-se trabalhar com eles a fim de fazê-los serem os
maiores propagandistas do produto, mas poucas empresas se lembram disso. A
propaganda é essencial para trazê-los para junto da empresa e convencê-los a
serem, também, propagandistas dos produtos que ajudam a produzir. Tem muito
dono de empresa que se esquece de que os funcionários também são clientes, os
chamados clientes internos. Alguns até dificultam a compra de produtos por
parte desse público. Doação de produtos, comemorações, brindes, descontos nas
compras de produtos da empresa e outras ações de endomarketing
reforçam uma atitude positiva dos empregados com relação à empresa.
Em
algumas cidades, as engarrafadoras da Coca-Cola fizeram uma ação promocional
com seus funcionários para divulgar a cerveja da empresa. Chamava-se “Degusta
Kaiser”. Era escolhido um restaurante de grande movimento, no qual era feito um
encontro com funcionários. A cerveja era por conta da empresa e, claro, era
Kaiser. As pessoas que passavam por ali e viam tantos clientes bebendo Kaiser
pensavam: “Se tanta gente pede essa cerveja, talvez eu também goste.” Assim,
conquistando o cliente interno, a Kaiser conquistou também a preferência do
consumidor externo e até a liderança em algumas cidades.
É
importante lembrar que esses públicos serão mais bem abordados e perceberão de
forma mais positiva a propaganda se ela for acompanhada de outras estratégias
promocionais – como dar amostras grátis de remédios para que os médicos
distribuam entre seus clientes.
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