Normalmente,
quem faz os anúncios publicitários são as agências. Nem todas as agências são
iguais. No Brasil, chamamos de agência as empresas que cuidam da conta do
cliente, elaborando planejamentos de campanha. Além das agências, existem as
produtoras, especializadas em produzir partes da campanha. É normal que a
agência terceirize o trabalho de produção. As produtoras podem ser: produtora
de vídeo; produtora de impresso; produtora de internet.
Uma
agência que não terceirize seus trabalhos geralmente tem a seguinte estrutura:
- Departamento
Administrativo. É a gerência da agência, que cuida de toda a parte administrativa.
- Departamento
Comercial. É onde se cuida da prospecção (procura novos clientes, inclusive
verificando quais empresas estão sem agência) e atendimento (quem mantém
comunicação com os clientes atuais).
- Planejamento.
Cuida da campanha, planejando passo a passo tudo que será feito.
- Criação. Tem como
objetivo cuidar do processo criativo. Inclui redator, diretor de arte e
desenhistas.
- Mídia. É a parte
da agência que cuida da exibição do comercial, negociando preços e conseguindo
melhores condições para o cliente. Como geralmente têm bons contatos com
fornecedores, muitas vezes conseguem preços muito baixos, especialmente quando
se trata de impressos.
- Produção Gráfica.
É a que produz cartazes, outdoor, panfletos, cartilhas e todo o material impresso
que for ser usado.
- Produção Audiovisual. É a área em que se produzem os comerciais
de TV e os de rádio.
- Produção em Internet. Nem todas
as agências possuem esse departamento devido à novidade. Mas as que o têm
trabalham com a produção de páginas de internet, tanto da empresa como do
produto do cliente.
A
empresa pode contratar uma agência ou montar uma agência interna. No entanto,
poucos especialistas aconselham essa última opção. Agências internas, ou da
casa, costumam se tornar burocráticas e pouco criativas, além do que os
encargos sociais podem tornar grande o custo em comparação com o retorno. Mais
uma razão: na maioria das empresas não existe uma demanda constante de
trabalhos que justifique a existência de uma agência interna. Assim, muitas
empresas têm apenas um departamento de marketing, que terceiriza os trabalhos.
Não
é aconselhável ter uma grande rotatividade de agências, pois isso prejudica a
imagem institucional da empresa, dificultando o posicionamento. O ideal é
colocar a conta da empresa nas mãos de uma única agência, que deve ficar
responsável por todas as propagandas da empresa durante o período de um ano ou
mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário