Durante muito tempo acreditou-se que
vendedor bom era aquele capaz de vender qualquer coisa, mesmo que o cliente não
estivesse precisando. Dizer que alguém vendia até “geladeira para esquimó” era
um elogio à capacidade de argumentação e convencimento do vendedor. Mas será
que vender o que o consumidor não precisa é, de fato, uma boa venda?
Tentar vender algo que o consumidor
não precisa acaba por reforçar a imagem negativa que as pessoas em geral têm a
respeito do trabalho dos profissionais de vendas. E essa imagem o mercado não
quer mais.
Não existem fórmulas mágicas, mas algumas dicas são essenciais para vendedores:
1. Por
mais desesperado que o vendedor seja, não deve pressionar o cliente. Frases
como: “Me ajuda, leva aí, vai!” ou “É o último do estoque, mais tarde pode ser
que eu já tenha vendido!” podem destruir uma venda. Forçar a venda não dá
resultados. Um caso curioso foi um e-mail que recebi de uma pessoa tentando me vender um livro. Depois de muitos pontos de exclamação e muitos auto-elogios, a pérola: "Compre logo. Só restam quatro exemplares na loja tal. E estão vendendo tantos que a loja já pediu um caminhão cheio de livros!". Além da óbvia bobagem, demonstrada pela contradição (para que vou me apressar a comprar o livro, se vai chegar mais um caminhão repleto desses mesmos livros?), o tom apelativo e nitidamente mentiroso, só faz com que o consumidor desconfie,
2. Não
grude. Consumidores precisam de espaço para se sentir confortáveis. Fique por
perto, coloque-se à disposição, mas não vire a sombra de ninguém. É
desagradável e pode dar a entender que você está desconfiando do cliente.
3. Tenha
uma boa higiene. Nunca é demais lembrar o quanto é desagradável aquele cheiro
de camisa mal-lavada, desodorante vencido ou, pior, mau hálito.
4. Atenha-se
às necessidades do cliente. Tudo bem tentar aumentar o valor do cheque, mas
oferecer coisas que ele notadamente não precisa é exagero e não é uma atitude
profissional.
5. Preste
atenção ao que o consumidor não diz. As pessoas emitem vários sinais corporais
para manifestar os sentimentos. Se o seu cliente cruzou os braços no meio da
sua argumentação de vendas é porque está na hora de mudar de estratégia.
Características de vendedores
CARACTERÍSTICAS
POSITIVAS
Escuta mais do que
fala.
Demonstra como o
produto satisfaz as necessidades.
Mantém uma boa
relação com o cliente.
Sabe responder a
objeções e perguntas dos clientes.
Resume os benefícios
antes do fechamento.
CARACTERÍSTICAS
NEGATIVAS
Fala mais do que
ouve.
Não faz perguntas ao
cliente.
Não relaciona o
produto com as necessidades.
Não lida bem com
objeções.
Conta vantagens
Para vender seu produto, fala mal dos produtos concorrentes
Demonstra muita
intimidade.
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