quarta-feira, agosto 16, 2017

O ataque a Pearl harbour foi orientado por espiões?


O ataque japonês a Pearl harbour foi um dos momentos mais importantes da II Guerra Mundial, pois apressou a entrada dos EUA no conflito. Uma investigação efetuada pelo coronel norte-americano Franck Knox mostrou que muitos cidadãos de origem nipônicas, moradores de Honolulu, no Havaí, faziam espionagem para os japoneses e orientaram os ataques.
Uma prova disso é que os aviões atacaram preferencialmente os hangares cheios de aviões, ignorando completamente os que estavam vazios.
Aparentemente agricultores eram usados para espionar as intalações militares. Enquanto iam entregar verduras aos comissários de bordo dos navios de guerra, procuravam conhecer as unidades da esquadra norte-americana em Pearl Harbour.
Um japonês, preso por usar um transmissor de ondas curtas, durante o ataque a Pearl Harbour, era um negociante que durante 20 anos fora um frequente visitante do quartel de Schofield, posto militar do exército norte-americano.

Além disso, parece que os próprios norte-americanos treinaram alguns dos pilotos que os atacariam. Alguns dos japoneses abatidos tinam anéis de academias de aviação dos EUA.

Sem comentários: