quarta-feira, agosto 02, 2017

Quem foi Martin Bormann?

Martin Bormann foi um importante oficial nazista, secretário pessoal de Adolf Hitler. Ele ingresou no partido nazista em 1924. De 1933 a 1941 foi chefe do grupo de comando da administração nazista.
Com o fim da guerra, desapareceu. Em 1946 foi condenado à morte à revelia pelo Tribunal de Nuremberg.  A partir de então, seu destino foi alvo de controvérsias.
Artur Axmann, ex-líder da Juventude Hitlerista, disse que seu corpo foi baleado e abandonado nos destroços de Berlim quando os oficiais nazistas deixavam a Chancelaria.
Antony Beevor, um dos mais importantes historiadores sobre a II Guerra, concorda com a versão de Axmann.
No entanto, o caçador de nazistas Simon Wiesenthal acreditava que Bormann havia escapado de Berlim usando um uniforme de soldado raso e se refugiado na América do Sul.

Em 1973, durante escavações subterrâneas em Berlim, foi achado um corpo e identificado como sendo de Bormann. A localização conferia com a indicada por Axmann. O pesquisador Joachim Fest afirmou que aquele é o corpo do oficial nazista, mas um teste de DNA só foi realizado em 1998, a pedido da Promotoria Pública. O resultado do exame confirmou a opinião de Fest. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.