domingo, outubro 29, 2017

Marketing: ponto de venda virtual


Comumente chamados de e-commerce ou e-business, os PDVs virtuais atuam em três áreas básicas: serviços oferecidos aos clientes, o comércio e a colaboração empresarial (ponto este relacionado aos sistemas de interface entre os departamentos de uma organização).
Ao contrário dos PDVs convencionais, as lojas virtuais não precisam necessariamente ser chamativas, mas sim apresentáveis, funcionais e que alcancem a satisfação dos desejos de cada um dos seus clientes, ou seja, prezar pelo serviço prestado. Isso acaba acarretando ações fortes e bem estruturadas, pois inúmeros são os concorrentes que estão a todo momento aparecendo e oferecendo novos produtos, serviços e inovações. Dessa forma, os sites devem buscar sempre um “algo a mais” aos serviços tradicionais, seja no campo físico, seja no virtual.
Um grande exemplo é a loja virtual Submarino. Além das diversas promoções disponíveis no site, ainda é oferecido aos clientes – aqueles que têm cadastro na loja – descontos por ocasião, válidas somente por email. Esse tipo de serviço chama a atenção e reaquece a saída de determinado produto. Outro exemplo é o cartão Submarino. A loja já conquistou tamanha credibilidade perante seus consumidores que agora é capaz de disponibilizar, em parceria com a Visa e a Mastercard, um cartão próprio, válido não só na loja virtual, mas também em qualquer outro estabelecimento. O cartão Submarino, no caso, também serve como meio de fidelizar o cliente, pois dá descontos especiais quando usado na loja.
Para o e-commerce, também é interessante tomar cuidado para evitar alguns errinhos básicos. Primeiro: nunca colocar um nome complicado demais de digitar. Por exemplo, o jornal Folha de S. Paulo – um prestador de serviço –, tem como URL (nome dado ao endereço eletrônico) simplesmente o primeiro nome do jornal: folha.com.br. Outro bom exemplo de maneira correta de usar a URL é das Americanas. Todo mundo conhece a marca como Lojas Americanas, mas na hora de decidir pela URL foi colocado apenas americanas.com – no final facilita e fica charmoso.
Por outro lado, devem-se evitar nomes que levem cedilha (ç), separação com traço (-) e palavras com til (~) – pois esses elementos não podem ser usados. Também deve-se evitar misturar palavras de idiomas diferentes, além de nomes muito compridos. Um exemplo para não seguir é o da URL otimizacao-de-websites.com.

Outra dica com relação ao e-commerce é manter uma atualização constante. O usuário de internet procura fundamentalmente quatro coisas em um site: entretenimento, informação, interatividade e dinâmica. Se o PDV virtual preencher esses quatro requisitos, a chance de sucesso é muito grande. Um exemplo disso são os hotsites feitos para promover determinado produto. Muitas vezes são desenvolvidos jogos interativos em que o jogador/consumidor acumula pontos que podem ser trocados por descontos na hora de adquirir determinado produto. Esse tipo de ação aumenta a relação do consumidor com o produto/PDV.

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