Comumente
chamados de e-commerce ou e-business,
os PDVs virtuais atuam em três áreas básicas: serviços oferecidos aos
clientes, o comércio e a colaboração empresarial (ponto este relacionado aos
sistemas de interface entre os departamentos de uma organização).
Ao
contrário dos PDVs convencionais, as lojas virtuais não precisam
necessariamente ser chamativas, mas sim apresentáveis, funcionais e que
alcancem a satisfação dos desejos de cada um dos seus clientes, ou seja, prezar
pelo serviço prestado. Isso acaba acarretando ações fortes e bem estruturadas,
pois inúmeros são os concorrentes que estão
a todo momento aparecendo e oferecendo novos produtos, serviços e inovações.
Dessa forma, os sites devem buscar sempre um “algo a mais” aos serviços
tradicionais, seja no campo físico, seja no virtual.
Um
grande exemplo é a loja virtual Submarino. Além das diversas promoções
disponíveis no site, ainda é oferecido aos clientes – aqueles que têm cadastro
na loja – descontos por ocasião, válidas somente por email. Esse tipo de
serviço chama a atenção e reaquece a saída de determinado produto. Outro
exemplo é o cartão Submarino. A loja já conquistou tamanha credibilidade
perante seus consumidores que agora é capaz de disponibilizar, em parceria com
a Visa e a Mastercard, um cartão próprio, válido não só na loja virtual, mas
também em qualquer outro estabelecimento. O cartão
Submarino, no caso, também serve como meio de fidelizar o cliente, pois dá
descontos especiais quando usado na loja.
Para
o e-commerce, também é interessante
tomar cuidado para evitar alguns errinhos básicos. Primeiro: nunca colocar um
nome complicado demais de digitar. Por exemplo, o jornal Folha de S. Paulo – um
prestador de serviço –, tem como URL (nome dado ao endereço eletrônico) simplesmente o
primeiro nome do jornal: folha.com.br. Outro bom exemplo de maneira correta de
usar a URL é das Americanas. Todo mundo conhece a marca como Lojas Americanas,
mas na hora de decidir pela URL foi colocado apenas americanas.com – no final
facilita e fica charmoso.
Por
outro lado, devem-se evitar nomes que levem cedilha (ç), separação com traço
(-) e palavras com til (~) – pois esses elementos não podem ser usados. Também
deve-se evitar misturar palavras de idiomas diferentes, além de nomes muito
compridos. Um exemplo para não seguir é o da URL otimizacao-de-websites.com.
Outra
dica com relação ao e-commerce é
manter uma atualização constante. O usuário de internet procura
fundamentalmente quatro coisas em um site: entretenimento, informação,
interatividade e dinâmica. Se o PDV virtual preencher esses quatro requisitos,
a chance de sucesso é muito grande. Um exemplo disso são os hotsites feitos para promover determinado produto.
Muitas vezes são desenvolvidos jogos interativos em que o jogador/consumidor
acumula pontos que podem ser trocados por descontos na hora de adquirir
determinado produto. Esse tipo de ação aumenta a relação do consumidor com o
produto/PDV.
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