quinta-feira, maio 03, 2018

Por que Hitler desistiu de chegar ao poder através de um golpe?



Hitler percebeu que o povo alemão era um defesor ferrenho da lei e da ordem. Por mais que aplaudissem seus discursos, eles jamais tolerariam uma derrubada violenta do governo.
Assim, ele empreendeu um projeto de chegar ao poder por meios legais. Quando saiu da prisão, em 1924, a Alemanha e o partido nazista haviam passado por várias mudanças. O partido estava fragmentado em várias facções rivais.
Em decorrência de pressões dos EUA, a França diminuíra consideravelmente o pagamento de reparações de guerra. Isso, unido à introdução de uma moeda estável, fizeram com que a economia alemã começasse a se reanimar.
A Alemanha era agora um país calmo, em crescimento, e aparentemente não havia espaço para a mensagem nazista, que florescera em meio ao caos social.
A Alemanha agora era a república de Weimar, um ambiente em que a arte florescia.
Ainda assim, Hitler continuou trabalhando para unir e fazer crescer seu partido.
A crise da bolsa de valores dos EUA, em 1929, fez voltar o caos social e Hitler aproveitou para conseguir mais e mais eleitores com sua retórica inflamada e emocional. Mais uma vez o dinheiro perdeu quase todo o seu valor e as pessoas se aglomeravam nas praças, ouvindo qualquer um que parecesse apresentar uma solução.
Foi nesse terreno fértil que o partido nazista cresceu. 

Sem comentários: