domingo, dezembro 01, 2019

Lovecraft e o horror cósmico


Existem escritores fundadores, cuja obra é tão fundamental que nada em determinado gênero pode ser feito sem considerar seu trabalho. A partir dele, tudo que é escrito ou é imitando-o ou tentando escapar de  sua influência.
Edgar Alan Poe foi um desses autores. De sua obra saíram o terror moderno, o policial, a ficção-científica, a fantasia e quase toda a literatura de gênero.
Entre os discípulos de Poe, um se destacou por renovar o terror, levando-o a um patamar superior.
Este homem chamava-se HP Lovecraft.
Os contos de Poe em geral abordavam a loucura da mente humana. Num mundo racional e objetivo, cientificamente construído, o terror acometia aqueles que, tomados pela culpa ou pela paralisia de seus próprios pavores, não se encaixavam na ordem exterior. Mas havia um mundo lá fora, organizado e racional, quase o contrário do mundo interior em que os personagens transitavam.
Em Lovecraft não existe mais esse mundo racional. Tudo é caos e somos como formigas, vítimas de eventos grandiosos demais para serem compreendidos.
Para entender a obra de Lovecraft é necessário entender as mudanças pelas quais a ciência passava na época em que sua obra foi escrita.
Na época de Poe dominava a física clássica, newtonia, que via o mundo como relógio. Racional e ordenado, esse relógio só necessitava que o abríssemos e desmontássemos para entender seu funcionamento. Tempo e espaço eram absolutos (eram os mesmos em qualquer lugar, em qualquer situação). Esse universo-relógio era perfeitamente compreensível e faltava pouco para que o ser humano desvendasse todos os seus mistérios.
Então, no início do século XX, a teoria da relatividade e a física quântica mudaram tudo e nos mostraram que o universo era um grande mistério que talvez nunca fosse solucionado. “O universo de nêutrons, quasares e buracos negros é estranho para nós e nós somos estranhos nesse universo”, escreveu James Turner, na introdução do livro Tales of the Cthulhu mythos (Dell Books).
Nesse mundo imprevisível e incompreensível (que se tornaria ainda mais imprevisível com a teoria do caos), a vida humana parece insignificante e nosso mundo racional está sendo constantemente ameaçado por uma ameaça terrível e inenarrável, sejam eles deuses antigos, sejam seres alienígenas que desprezam a vida humana: “Todos os meus contos são baseados na premissa de que as leis humanas, interesses e emoções não têm validade ou significação no vasto cosmo”, escreveu Lovecraft.
Lovecraft parecia estar escrevendo para o futuro, para o homem pós-moderno. Tanto que sua obra teve pouco impacto na época, mas depois, como uma bola de neve, foi crescendo de importância a ponto de se acreditar que se tratava não e literatura, mas de relatos de uma realidade desconhecida. A crença na existência do Necronomicon como um livro real demonstra como a obra de Lovecraft se tornou um simulacro, uma ficção é mais real do que o real. E hoje, podemos ver em sites de compras diversas versões do Necronomicon. O livro, totalmente imaginário, ganhou existência física.
O fenômeno Necronomicon revela o aspecto mais apavorante na obra de Lovecraft: e se, no fundo, for verdade? E se o escritor tiver, inadvertida e inconscientemente, descoberto a verdade sobre a realidade em que vivemos? E se formos apenas formigas, seres insignificantes, criados por escárnio, vítimas de um poder grandioso demais para ser compreendido?
São pensamentos como esses que nos tiram o sono à noite.

Sem comentários: