segunda-feira, janeiro 18, 2021

Jornada nas estrelas – O sucessor


O sucessor é um episódio da segunda temporada de Jornada nas estrelas exibido em 1967. Escrito por DC Fontana, o episódio explora uma abordagem característica do seriado: sem tecnologia ou dinheiro para mostrar alienígenas verossimilhantes, Jornada apresentava ETs humanoides e trabalhava as distinções culturais.

Na trama, a Entreprise é enviada para conseguir um acordo de mineração com um planeta guerreiro. O minério em questão é essencial para a Federação, mas Kirk descobre que sua tarefa pode não ser tão fácil quando encontra um klingon no planeta, tentando conseguir para seu povo os direitos de mineração.

Antes que o governante local, Maab, decida quem terá os direitos de mineração, ele sofre um golpe de estado. Ao mesmo tempo, uma nave klingon afasta a enterprise com uma falsa mensagem de um cargueiro terrestre em perigo.

Kirk, McCoy e Spock fogem da vila com a viúva do chefe deposto. Ela está grávida e seu filho pode ser o novo governante do planeta, caso sobreviva.

A sociedade capelana, essencialmente guerreira, privilegia essencialmente a honra de batalha. Se um chefe é deposto, seu filho e sua esposa devem ser mortos e fazer isso com honra. Por outro lado, se um homem toca em uma mulher, isso pode provocar uma reação de vingança de seus parentes, que não descansariam enquanto não matassem a pessoa que a desonrou. Então imagine McCoy tentando salvar uma mulher prestes da dar à luz, mas que não admite ser tocada.

Aliás, McCoy é a grande estrela do episódio. A maneira como ele contorna essa dificuldade, e o que isso provoca é boa parte do charme da história. Nesse episódio ele solta mais uma de suas famosas pérolas: “Eu sou um médico, não um alpinista!”.

De negativo, alguns comportamentos estranhos por parte de alguns personagens. À certa altura, por exemplo, Kirk atira uma flecha na perna do klingon sem nenhuma razão suficiente. Aparentemente a situação foi colocada ali apenas para que o episódio tivesse a obrigatória batalha de toda história.

Sem comentários: