sexta-feira, setembro 10, 2021

Fundo do baú - Família Dinossauro

 


Família Dinossauros é uma série de televisão americana famosa pela sua sátira ao modo de vida americano.
Produzida pela Disney entre 1991 e 1994 , os bonecos eram feitos por Jim Henson, o mesmo dos Mupets. A série trata das aventuras de uma família de dinossauros, a Família Silva Sauro, que vive em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde os humanos são animais selvagens.
Outra curiosidade do seriado era a comida, pequenos bichinhos que geralmente pediam para não serem comidos. Em um dos episódios, a comida se rebela contra os habitantes da casa.
No Brasil, a série fez grande sucesso na Rede Globo a ponto de ser exibida todos os dias no show da Xuxa e até nos domingos, o que levou a seu esgotamento. Depois passou para o SBT e para a Band.

Curiosidades
O fato do seriado se passar na pré-história fez com que os calendários da série funcionassem de trás para frente, ou seja, os anos diminuíam ao invés de aumentarem. Em um episódio, Bob pergunta ao seu pai Dino se ele se questiona porque isso acontece.
Os seres humanos apareceram em diversos episódios como homens da caverna, e os dinossauros expressaram frequentemente a opinião que os seres humanos nunca poderiam desenvolver a inteligência. Uma piada do seriado era que os dinossauros não sabem distinguir os seres humanos "machos" e "fêmeas", como mostrado em um episódio "A Dança do Acasalamento", em que os tratadores do zoológico colocaram dois espécimes humanos para procriar, porém os dois espécimes eram do gênero masculino.
O episódio "A Guerra do Pistache" é uma crítica à Guerra do Golfo. A bandeira americana é transformada em alvo, que Bob e Carlão levam nas costas como parte do uniforme, e Dino faz o seguinte comentário: "Que mal pode acontecer a eles enquanto estiverem com a nossa bandeira?"
"Mudando a Natureza" é o último episódio, retrata sobre o início da Era do Gelo e o fim dos dinossauros e em muitos países este episódio foi censurado por ser considerado "obscuro, cruel e impróprio traumático para as crianças.

Sem comentários: