quarta-feira, dezembro 21, 2022

Uma titânica tolice dos Titãs

 


O número 20 da revista New Teen Titans trouxe, além da história original, uma deliciosa HQ humorística que mostrava bem o quanto a dupla Marv Wolfman e George Perez estava entrosada.

Na história, um cientista maluco (bem aos moldes do Dr. Silvana – vilão de Shazan) descobre qe existe uma outra terra, na qual os super-heróis não existem, a não ser em revistas em quadrinhos.

Ele resolve, então, sequestrar os criadores da revista dos Novos Titãs para descobrir os segredos dos heróis e, assim derrotá-los.

A HQ é totalmente metalinguística. 


Totalmente metalinguística, a HQ mostra Marv Wolfman e Georte Perez na sede da DC Comics, tentando conversar com o editor Len Wein (que não lhes dá atenção). Em outro momento, todo um quadro é deixa sem cenário para “dar uma folga para o arte-finalista Romeu Thangal”.

Algumas sequências misturam humor metalinguístico com referências a outros mestres dos quadrinhos. Em determinado trecho, Wolfman e Perez são presos num local cheio de mecanismos. O desenhista diz que não sabe onde estão, mas ainda bem que não vai precisar desenhar todos aqueles detalhes. O vilão esclarece: “Esse é um típico laboratório de cientista louco! Comprei de um cara chamado Jack Kirby!”.

"Ainda bem que não vou precisar desenhar esse cenário". 


A história, de apenas cinco páginas,  é puro humor no estilo MAD, a ponto de, no lugar dos créditos, aparecer um bilhete: “Ninguém quis assinar essa porcaria”. Ironicamente, o resultado é muito bom e marcou muitos leitores.  

No Brasil essa história foi publica pela editora Abril em Novos Titãs 2. Em tempo: é preciso tirar o chapéu para os tradutores por terem adaptado muito bem diversas situações de humor da história.

Sem comentários: