quarta-feira, abril 05, 2023

Karatê Kid – O desafio final

 

 O primeiro Karatê Kid apresentara a jornada do herói Daniel Larusso em seu aprendizado das artes marciais sob a orientação do pacifista Senhor Miyagi. O segundo filme explorara o passado de Miyagi e as origens do Miyagi-dô. O que fazer num terceiro filme? O diretor John G. Avildsen e o roteirista Robert Mark Kamen resolveram modificar a dinâmica da série, colocando Daniel sob a tutela do Cobra Kai.

A trama apresenta um novo personagem, Terry, sócio de Kreese, que resolve se vingar de Daniel e seu mestre pela derrota e humilhação no campeonato de karatê -  o que, acrescido da atitude intransigente de Kreese com seus discípulos, fez com que o Cobra Kai perdesse todos os alunos.

 Para isso, eles conseguem convencer Daniel a lutar o campeonato de karatê e a ser treinado por Terry, o que leva o protagonista para o lado sombrio da força.

 O grande problema é que todo o plano dependia de que o senhor Miyagi se recusasse a treinar Daniel. Aliás, a recusa em treinar o garoto parece mais um roteirismo do que algo orgânico, que tenha uma razão real para acontecer, tanto que posteriormente ele aceita fazê-lo. Além disso, a atuação de Thomas Ian Griffith como Terry é exagerada, como um vilão de matinê. Quem viu a quarta temporada de Cobra Kai percebeu que o ator consegue ser sutil e maquiavélico, o que leva a crer que o exagero foi o diretor John G. Avildsen errando a mão. Além disso, exceto pela última cena do filme, Daniel Larusso parece totalmente desprovido de habilidades de karatê – o que faz o expectador se perguntar se, afinal de contas, ele não aprendeu nada nos dois filmes anteriores.

 Esses aspectos fazem com que esse seja o filme mais fraco da franquia original e o de menor bilheteria. Mas hoje, 30 anos depois, parece estar sendo redescoberto como um filme divertido, que, apesar de todos os problemas, ainda mantém a tradição da série, ao contrário de Karatê Kid a nova aventura, que, só pelo trailer, já é nitidamente uma total deformação da filosofia e da narrativa inaugurada pelo primeiro karatê kid.

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