domingo, agosto 31, 2025

Capitão Marvel – O sabor da loucura

 


Embora o personagem Thanos tenha sido testado por Jim Starlin em uma história canhestra do Homem-de-ferro, o grande vilão da Marvel só surgiu de fato nas páginas da revista do Capitão Marvel, mais especificamente nos números 25 a 27, que marcam a entrada de Starlin no título e a renovação que transformaria o personagem em um dos mais balados da Casa das Ideias.

A história começa com roteiro de Mike Friedrich e apenas desenhos de Starlin, mas aos poucos Starlin vai interferindo cada vez mais na trama a ponto de se tornar co-roteirista e, finalmente, roteirista da série.

O Capitão Marvel imitava o Capitão Marvel original


Na história, um policial mata o professor Savannah, um conhecido de Rick Jones. Naquela época, o Capitão Marvel e Jones trocavam de lugar, indo um para uma espécie de limbo enquanto outro ocupava o corpo na terra, numa clara imitação do Capitão Marvel da Fawcett, o que mostra que a Marvel não tinha a menor ideia do que fazer com o personagem.

Quando Rick Jones aparece, o policial o prende e o leva para uma delegacia. Na verdade, é tudo parte de uma trama rocambolesca dos alienígenas skrulls para derrotar o capitão Marvel afetando sua mente.

Jim Starlin já era bom em cenas de ação. 


É óbvio que Friendrich não sabia muito bem o que fazer com o título e o resultado é algo que acaba se tornando confuso e enrolado, apesar de algumas sequências boas, nas quais o capitão Marvel enfrenta vários de seus inimigos do passado, como nas quais Starlin demonstra seu dom para sequências de ação.

A história só se torna mais clara quando finalmente aparece Thanos e descobrimos o que há por trás de tudo isso: o titã louco quer uma informação gravada no cérebro de Rick Jones: a localização do Cubo Cósmico, o grande artefato de poder da Marvel, objeto de ganância de todos os vilões da editora.

A primeira aparição de Thanos. A primeira que vale. 


Além do roteirista Friendrich nitidamente não estar entendendo muito bem o que estava acontecendo, Jim Starlin ainda estava claudicante nos desenhos, com bons momentos e outros sofríveis, mas a primeira aparição de Thanos já é memorável, com a morte ao seu lado: “Sou Thanos, rei de Titã... e em breve, imperador do universo! Pelo poder das legiões que comando... e reconhecendo a Morte como minha única companheira, tomei o poder de Titã, meu mundo natal!”.

Nessa época Starlin ainda estava compondo o personagem e a morte de fato aparecia como esposa dele. Mais à frente ele repensaria o conceito e mostraria Thanos cortejando a morte, o que faz com planejar o assassinato de milhões de seres.

Sem comentários: