domingo, janeiro 08, 2006

Pimpinela escarlate


Minha leitura de filas (é o livro que eu levo para ler sempre que surge uma oportunidade, numa fila, por exemplo) é Pimpinela Escarlate, de autoria da Baronesa de Orczy. Escrito em época pouco posterior à Revolução Francesa, o livro conta a história de um misterioso personagem que se empenha em tirar nobres da França numa época em que ser nobre na França era ser freguês da guilhotina. É um dos livros de propaganda disfarçada de ficção mais antigos que conheço. Escrito por uma nobre, mostra os nobres como heróis e os plebeus como vilões magros e astutos que esfregam as mãos magras a cada minuto, maquinando planos diabólicos. Em vários sentidos, Pimpinela Escarlate é um precursor de heróis como Batman e Zorro (inclusive no que diz respeito ao maniqueísmo com que os personagens são apresentados).
O primeiro capítulo é promissor. No portão oeste de Paris está o sargento Bibot, um astuto revolucionário com faro sem igual para descobrir aristocratas disfarçados em fuga. Era como uma brincadeira de gato e rato. Bibot figia-se iludido pelo disfarce, mas quando o pobre nobre atravessava o portão e sentia-se livre, o sargento mandava em seu encalço dois guardas que o traziam de volta diretamente para os braços da mãe Guilhotina.
Bibot está sentado sobre um barril vazio e conta divertido as novas sobre um tal Pimpinela Escarlate. Recentemente uma fuga pelo portão norte colocara toda a guarda em prontidão.
Bibot, divertido, conta como ser dera a fuga. O pobre sargento responsável pelo portão Norte vira-se às voltas com um carroça cheia tonéis de vinho puxada por um velho acompanhada por um menino. Zeloso, o cidadão examinou os tonéis e, achando que estavam vazios, deixou passar. Meia hora depois chegou uma patrulha perguntando pela carroça. Ao saber que haviam deixado passar, os soldados correram pelo campo, em busca de sua presa. Quando a platéia lamentava ao displicência do responsável pelo portão norte, que não revistou direito os tonéis, vem revelação: na verdade, os guardas eram o Pimpinela Escarlate e os aristocratas por ele salvos...
Todos comentam entre si a astúcia do Pimpinela, mas Bibot assegura que nem toda essa astúcia o salvará. É quando uma velhinha, que passara o dia inteiro tricotando e se regozijando com as cabeças cortadas pela guilhotina, se aproxima do portão com sua carroça. Bibot pergunta se ela voltará no dia seguinte, e ela responde que provavelmente não, pois seu netinho, que está dentro da carroça, está com varíola, ao que toda a audiência recua. “Saia daqui imediatamente, mulher!”, ordena o sargento, para descobrir, depois, que a velhinha era ninguém menos que o Pimpinela Escarlate.
A esse início promissor segue-se uma narrativa com todos os vícios do romantismo. Uma pena, mas a novela deixou um legado: Pimpinela é o precursor dos heróis dos pulps e dos quadrinhos de super-heróis... (ah, e pelo jeito houve também um filme do Pimpinela...)

3 comentários:

jeanokada disse...

Eu vi esse filme do Pimpinela Escarlate há alguns anos, na TV Cultura. Mas era uma versão antigona em preto e branco.

jeanokada disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rodolfo Simas disse...

Desde muito pequenininho, ouço falar do Pimpinela Escarlate.
Gostaria de saber se ele existiu mesmo, com este nome ou outro qualquer, ou se é, puramente, personagem de ficção.