sexta-feira, junho 02, 2006

Pânico no aeroporto de Macapá

Alcinéa Cavalcante

Pânico no aeroporto. Mas tudo acabou bemTodos os passageiros já foram retirados da aeronave. Ninguém sofreu nada além do susto. Mas a pista do aeroporto internacional de Macapá está interditada para pousos e decolagens. O avião da Varig, que deveria pousar por volta de 1h30, teve que retornar a Belém.A pista só será liberada depois que forem trocados os pneus da aeronave da TAM para que ela possa ser retirada do meio da pista.
Quem estava no aeroporto e viu o pouso do avião da TAM viveu momentos de medo e insegurança. Estas pessoas contaram que logo ao pousar, um dos pneus estourou e em seguida os outros três, provocando um barulho assustador. "Saiu muita fumaça e a gente pensou o pior", disse um motorista.Funcionários da TAM, sem saber direito o que se passava, se desesperaram. Uma funcionária entrou na loja da TAM aos gritos pedindo que fosse acionado o Corpo de Bombeiros. A guarnição do CB que dá plantão no aeroporto custou a chegar até onde a aeronave estava. O desespero dos funcionários e a demora dos bombeiros mostra que o aeroporto de Macapá não está preparado para ocorrências fora do normal.Não houve pânico dentro do avião. Passageiros contaram que estranharam o avião pousar no meio da pista - e não no início -, tiveram a sensação que um esforço grande estava sendo feito para frear a aeronave. "
De repente a gente ouvia um barulho estranho, mas não apavorante, e tinha a impressão que o avião estava passando por lombadas. Acho que era na hora que os pneus estavam estourando", contou uma passageira.Quando a aeronave parou, o comandante se dirigiu aos passageiros informando que houve um pequeno problema e pediu que todos permanecessem em seus lugares. Passados uns quinze minutos os passageiros começaram a se irritar, ficaram nervosos por causa do cheiro forte de combustível e a presença de carros de bombeiros em volta da aeronave e exigiam que as portas fossem abertas para que pudessem sair. "Ficamos mais de meia hora nesse sufoco", contou um passageiro.Do lado de fora, havia pânico. "O barulho dos pneus estourando foi horrível, depois a fumaça, funcionários da TAM gritando, o avião parado no meio da pista e cercado por carros de bombeiros. É uma imagem chocante", disse Daniel, um rapaz que foi ao aeroporto buscar uma amiga que chegou neste vôo.De dentro do avião os passageiros telefonavam para os parentes para saber o que estava realmente acontecendo e pedindo que eles pressionassem a TAM a tirá-los logo dali. Tentaram também acionar a imprensa, mas pelo horário, foi difícil encontrar redações funcionando.Minha irmã Alcilene Cavalcante, do blog Repiquete, estava neste vôo. Estavam também o piloto Carlos Lima, o Carlão, e os deputados federais Davi Alcolumbre, Eduardo Seabra e Hélio Esteves.Sempre de bom humor, Davi Alcolumbre começou a fazer piadas sobre a "barbeiragem" do piloto e pedir ao Carlão que assumisse o comando da aeronave.
Fonte: Blog da Alcinea Cavalcante.

Sem comentários: