Ás vezes a gente escreve um texto e ele viaja mais do que podemos imaginar. Estava pesquisando imagens para uma palestra que vou ministrar sobre propaganda subliminar na semana do administrador do CEAP e me deparei com um texto que escrevi sobre subliminares, reproduzindo num site que eu nem conhecia. Como está devidamente creditado, sem bronca. E até que o autor do site foi cuidadoso, colocando imagens para ilustrar o texto:
OS SUBLIMINARES E O DEMÔNIO
Você alguma vez já comprou algo que não precisava e depois se perguntou por quê? A razão pode estar nas propagandas subliminares. Subliminar é tudo aquilo que vai direto para o inconsciente. É uma percepção abaixo do nível de consciência. Estudos recentes têm mostrado que essa técnica tem sido cada vez mais utilizada por publicitários para vender os mais variados tipos de produtos.
A explicação fisiológica para os subliminares está na estrutura do olho. Nossa pupila é formada por células bastonetes, que ficam na periferia, e a fóvea, que fica no centro. O que é captado pela fóvea é percebido conscientemente. O que os bastonetes captam, fica como subliminar. Neste momento, por exemplo, sua fóvea está focada nas letras, enquanto seus bastonetes captam o que está em volta (o banner e o menu lateral, por exemplo).
A pesquisa sobre o assunto tornou importante classificar os tipos de subliminares. Descobriu-se que há dois tipos: os sintáticos e os pragmáticos. Leia mais
Sem comentários:
Enviar um comentário