quarta-feira, fevereiro 28, 2007


Uma boa propaganda deve unir uma boa idéia com uma boa realização. Tenho visto inúmeros exemplos em que ocorre o desastre por falta de um ou de outro. Uma propaganda sem uma idéia-base vira um amontoado de informações sem sentido, aquilo que costumamos chamar de propaganda poluída. Por outro lado, uma boa idéia sem uma boa realização fica incompreensível. Exemplo disso é um outdoor do Detran exibido na cidade de Macapá. O outdoor mostra um garotinho fazendo sinal de OK e, ao lado dele, o texto "Sai para beber e fez vira-vira com os amigos". A primeira vez que vi, tive a impressão de que era um incentivo à bebedeira. Depois de observar o outdoor com muita atenção, consegui ver, no cantinho, um carro virado, como se fosse uma placa de trânsito. Percebi que a idéia tinha sido interessante: fazer um trocadilho do vira-vira do copo de cerveja com o ato de virar o carro. Mas só quem estiver muito interessado percebe o carrinho no cantinho do anúncio. E para quem não vê esse detalhe, passa a mensagem de que o Detran incentiva os motoristas a beberem...

1 comentário:

Ivan Daniel disse...

O Detran/AP deixa muito a desejar, até quando faz propaganda!!