quinta-feira, junho 07, 2007
Antigamente se achava que todos os fenômenos eram determinísticos, tais como os fenômenos celestes. Se observo um cometa, posso dizer com certeza milimétrica quando ele irá voltar a aparecer. Para a ciência, o mesmo podia ser feito com o homem e a sociedade.
Entretanto, os cientistas começaram a se deparar com alguns eventos que fugiam desse determinísticos, como o trânsito de uma cidade ou a vida humana. Para explicar esses sistemas dinâmicos foi criada a teoria do caos.
Essa teoria não é uma tentativa de voltar ao determinismo. Não se pretende determinar com os eventos irão acontecer, mas compreender como eles ocorrem. Descobriu-se que esses sistemas são dependentes das condições iniciais. Isso significa que pequenos fatos podem provocar grandes alterações. É o chamado Efeito Borboleta.
Uma mulher está atrasada para o trabalho e resolve atravessar o sinal vermelho. A o atravessar ela bate o carro, é levada ao hospital e lá conhece um médico com quem se casa. Se ela não tivesse atravessado o sinal, sua vida tomaria um rumo completamente diferente.
Um filme que mostra bem essa situação é Corra Lola.
Leia um texto meu sobre Teoria do caos no Digestivo Cultural.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
diz ai ivan
to zoiando por aki
gostei do texto teoria do caos, no digestivo cultural
abcs
Marcos Mendes
'Corra Lola, Corra' passa na tv fechada mas nunca consegui assistir. Sempre pego no final, é incrível... aí prefiro nem assistir. Acho que vou ter que pegar na locadora mesmo...
Enviar um comentário