segunda-feira, julho 09, 2007

Hermafroditas


Um tema que sempre intrigou as pessoas é hermafroditas. Já vi gente instruída procurar a palavra na letra “E”. Nada disso. É hermafrodita, mistura de Hermes com Afrodite. Conta a lenda que o filho dos dois se uniu a uma ninfa, dando origem a um ser que era tanto homem quanto mulher.
Existem alguns animais que são hermafroditas por natureza. Parece-me que esse é o caso das minhocas – assim, se você não consegue distinguir uma minhoca fêmea de uma macho, não se preocupe: elas também não conseguem.
Certas crenças pregam que o ser humano, no início dos tempos, era uma mistura dos dois sexos, sendo um semi-deus, já que trazia em si a unidade. Já pensaram? Um indívíduo capaz de achar a chave do carro dentro de casa e, ao mesmo tempo capaz se andar pela cidade sem se perder? Seria invencível! Os deuses, preocupados, resolveram separá-lo em dois: homem e mulher (Os homens ganharam o pátrio poder, mas as mulheres, em compensação, ficaram com o orgasmo múltiplo).
Até há pouco tempo, muitos estudiosos rechaçavam a idéia de que um ser humano pudesse ter dois sexos. Atualmente parece consenso que os hermafroditas realmente existem, mas eles perderam muito da áurea divina que tinham no princípio.
Nos dias atuais não deve ser muito fácil ser hermafrodita. Já imaginaram o medo de tirar a roupa na frente de outras pessoas? Eles também não devem ir para a cama com qualquer pessoa. Aliás, eles devem ir para a cama com pouquíssimas pessoas. Casos de preconceito devem existir aos montes. Sem falar na crise de identidade: O que vou ser quando crescer? Pugilista ou bailarina?
Agruras à parte, o negócio até que deve ter seu lado bom. Afinal, os hermafroditas são como bombril: têm mil e uma utilidades. Podem se relacionar tanto com homens quanto com mulheres. O conceito de homossexual não se aplica a eles. Homossexual é alguém que se relaciona com uma pessoa do mesmo sexo. Os hermafroditas nunca se relacionam com uma pessoa do mesmo sexo. Afinal, eles têm dois. Um de estepe.
Aliás, já imaginaram se, seguindo a evolução da espécie, a humanidade se tornasse hermafrodita?
Haveria confusões.
Batem na porta. Alguém atende. O vendedor, com a pasta na mão, pede:
- Posso falar com o homem da casa?
O marido olha para a esposa, a esposa olha para o marido, e um dos dois diz:
- Vamos ter de discutir isso.
A paternidade ia ser um problema.
Com oito meses, o bebê abre os braços gordinhos, mexe os dedos no ar e gagueja a primeira palavra:
- Mamãe!
- Ih, não olha pra mim que eu sou seu pai.
- Que conversa é essa? Você disse que ia ser mãe dele hoje!
- Nada disso. A gente combinou que eu ia ser mãe na Segunda, Quarta, e Sexta. Você na Terça, Quinta e Sábado...
- Esquecemos o Domingo!
Com o tempo, até a língua ia se modicar. Os substantivos, por exemplo, perderiam o gênero. Ia ser cadeire, armarie, etc....
Seria um mundo brilhante... os homens não poderiam mais explorar as mulheres e elas não poderiam mais reclamar dos homens. Só com isso já se eliminava metade dos problemas do mundo...
Enquanto a evolução não acontece, fico imaginando a situação dos pais que têm um filho hermafrodita. Os problemas devem começar na maternidade:
- E agora? Que nome a gente coloca? João Antônio ou Maria Joaquina?
Compre livros sobre sexo no Submarino.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ivan,
Faz muitos anos, acho que nos anos 90, uma novela da Globo que nao lembro o nome (ai, como sou esquecida..rsss) tinha uma personagem hermafrodita, e o assunto foi explicado através dela...foi nessa epoca que fiquei sabendo que a medicina reconhece quatro sexos: masculino, feminino, hermafrodita masculino e hermafrodita feminino.
abs!

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Oi Dulcivania,
a novela era renascer, do benedito rui barbosa. esse meu texto foi escrito na época da novela.

Anónimo disse...

Olááh.
nOssaa... AMEEEI²³ a matériiaa. Atèh mesmO pQ eO namOrO un, e pOssO diizer que, REALMENTE, seriia uma evOluçãO see fOsseemOs assin, atéh mesmO paraa termOs a nOssaa prÓpriia escOlhaa, neeh?!
Infelizmente aiindaa existee precOnceiitO. Elee jaah atéh apanhOu umaa veZ, dO paii dee umaa meninaa... essas cOiisas... fOmOs atèh praa delegaciia.
;~~

see vC sOuber dee algun grupO dee ajudaa, pOr gentileza, pOstaa?!
eO preciisO, pQ nãO cOnhecemOs maiis pessOas cOmO elee...

Obg pOr ter escrito sobre esse assunto.

^^

Anónimo disse...

pQ nãO foii publikadO meO cOmentáriiO?!

A m e i ²³ O pOst.
eO namOrO um hermafrOditaa,
e estavaa prOcurandO pela net matériias sObre,
pQ at`{eh hOje, nãO achamOs UM GRUPO de ajuda para pessOas cmO ele, pQ, sinceramente, èh MUIITO difícil ser cmO elee. Dias atrás, elee apanhOu dO paaii dee umaa meninaa.
Un hOrrOr issO!

pOr favOr, see fOr publikadO, e sOuber algO mais sObre O assuntO,
me mandaa um e-mail?!

mynynynhama@bol.com.br

Obg!

Cris Monteiro disse...

Pelo que andei vendo sobre o assunto, você n tem como decidir o que será, até porque vc n tem internamente os dois sexos, o hermafrodita nasce com os dois órgãos genitais, mas o aparelho reprodutor é só um e é assim que se sabe se é hermafrodita homem ou mulher.