sábado, novembro 24, 2007

Do blog do Raul Mareco:

BIÓGRAFO DE CHE GUEVARA ESCURRAÇA MAU JORNALISMO DE VEJA

*Foto: John Lee Anderson, Vi o Mundo.
A tendenciosa Revista Veja publicou semanas atrás uma extensa reportagem sobre a "verdadeira" história do mito Che Guevara, literalmente metralhando toda uma história que nos foi apresentada sobre a trajetória de Che. Eu tinha afirmado, ao ler alguns trechos, que Diogo Schelp, repórter que escreveu o texto, o fez com raiva, muita raiva. Se deu
Foi amplamente criticado por diversos meios de comunicação, jornalistas, críticos por ter feito um péssimo jornalismo, tentando fazer com que a opinião de quem lesse, se tornasse como ele, raivosa. Li hoje no excelente blog Vi o Mundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, a surra que o biógrafo de Che, John Lee Anderson, americano, e que também foi espancado pelo "jornalista" de Veja, escreveu uma bela resposta, que você pode ler na íntegra aqui.
Leia um trecho:
"Infelizmente, a maior parte do que você escreveu é mera propaganda, um requentado de coisas que vêm sendo ditas e reditas, sem muitas provas, pela turma de oposição a Fidel em Miami nos últimos quarenta e tantos anos. Minha questão não é política. Escrevi um livro, como você mesmo disse, que é 'a mais completa biografia' de Che.
Sua reportagem, no fim das contas, é simplesmente ruim e me choca vê-la nas páginas de uma revista louvável como Veja. Seus leitores merecem mais do que isso e, se aparecerei ou não novamente nas páginas da revista enquanto você estiver por aí, não me preocupa. O que PREOCUPA é que, com tantos jornalistas brilhantes como há no Brasil, foi a você que Veja escolheu para ser 'editor de internacional".

3 comentários:

jeanokada disse...

Sinceramente, não consigo imaginar nada além de NAZISTAS lendo a Veja em dia. Acho que ela já pode distribuir suásticas de brinde na revista para seus leitores colocarem no braço. Fora isso, a revista só serve pra forrar gaiola de passarinho.

Kiara Guedes disse...

Hum... a palavra nazista já foi dita, vai ser difícil competir. Talvez o problema todo seja esse, só há competição, jornalismo bom, que consequentemente gera credibilidade temos pouco, bem pouco...
Abraços Ivan

RoteiristaLeo disse...

É por essas e outras que tudo o que sai na VEJA e já leio como o oposto da realidade/verdade. Acho terrível, sobretudo, quem lê e acha que por que está impresso é a expressão da verdade. Eu li a reportagem e a primeira coisa que fiz foi procurar encontrar outras fontes para a mesma história. Comprei uma revista (HISTÓRIA VIVA se não me engano) da mesma editora (abril) e pude ler a mesma história com uma versão radicalmente diferente. E olha que ela não endeusava Che. Apenas repassava fatos da caçada a Che que terminou com sua prisão e morte. Fiquei feliz em saber que ainda era possível encontrar informação sem ela ser totalmente manipulada e me permitir tirar minhas próprias conclusões acerca do acontecido. Quando vejo essas materias da veja me pergunto:O que será que andam ensinando nestas universidades de Jornalismo hoje em dia ?