sexta-feira, janeiro 18, 2008

O ano para salvar o planeta

2008, acredita-se, vai ser o ano da grande virada, o ano em que a humanidade vai se unir em torno da idéia de salvar o planeta do aquecimento global. Até a China está planejando criar cidades ecológicas. E os EUA vão investir pesado no etanol, um combustível não poluente. Surpreendentemente, Macapá, uma cidade encravada no meio da Amazônia, e que deveria ser a primeira a aderir a esse movimento global, está indo na contramão da história. Abaixo coloco alguns dos conselhos dos especialistas para ajudar a salvar o planeta, e os comentários sobre a situação disso em Macapá.

Ande de bicicleta
Andar de bicicleta faz bem para o corpo e para o planeta. A pessoa se exercita e, ao mesmo tempo, não polui a camada de ozônio. No jornal em que trabalhei em Curitiba tinha um fotógrafo que ia para o trabalho de bicicleta. Aqui em Macapá isso é, senão impossível, perigoso. Existem pouquíssimas ciclovias e as poucas que existem são totalmente desrespeitadas. A ciclovia do bairro do Congós tem servido de estacionamento para carros, para ambulantes colocarem seus carrinhos... para tudo, em suma, menos para o tráfego de biciletas. Aliás, os próprios ciclistas nem sempre andam na ciclovia, talvez por causa dos muitos obstáculos do caminho.
Ande de ônibus
Em grandes metrópoles, pode-se andar pela cidade inteira pagando uma só passagem e em pouco tempo. Ecologistas dizem que o transporte coletivo é a melhor saída para evitar o aquecimento global. Aqui em Macapá a passagem é cara e o serviço péssimo. Uma aluna uma vez me mostrou um texto no qual ela comparava sua ida à faculdade de ônibus com um estupro. Se não é, é quase. Os usuários passam horas na parada, debaixo de sol escaldante e, quando vem um ônibus está caindo aos pedaços. A situação é tão precária que levou ao surgimento dos mototaxistas, um meio de transporte perigoso e poluente.

Plante uma árvore
Fala-se que cada pessoa que tem um carro deveria plantar duas árvores por ano. Uma recente pesquisa mostrou que plantar árvores e plantas no teto dos edifícios pode diminuir em até 10 graus a temperatura de uma metrópole. Em Macapá poucas pessoas têm o costume de plantar árvores no quintal ou na frente da casa... e os governantes seguem o exemplo. Recentemente a prefeitura urbanizou o bairro do Congós e não plantou uma única árvore. Urbanizar é colocar asfalto e concreto.

Não desperdice água
A água vai faltar em várias partes do planeta até o ano de 2020. A Amazônia tem um terço da água doce do planeta. A água, portanto, é nosso bem mais precioso. Mas o que se vê é as pessoas sujando esse bem precioso. Em dia de festa, muitas pessoas divertem-se jogando lixo nos rios. Se tiver uma lixeira do lado, a pessoa anda um pouquinho só para ter o prazer de jogar lixo na água.
Outro problema é a falta de água tratada. Dia desses o nosso poço artesiano ficou com cheiro ruim e resolvi instalar água da Caesa. Não chegava nas torneiras. Fizeram o teste e descobriram que a pressão da água era de menos de um metro. Para limpar o poço artesiano a receita é simples: passar várias horas jogando água fora. Um desperdício que não existiria se houvesse água tratada.
Em algumas cidades até a água do esgoto é tratada e reaproveitada. Aqui em Macapá, esgoto é como disco voador: dizem que existe, mas eu nunca vi.
Desse jeito, o que resta é torcer para que o resto do mundo faça sua parte para evitar o aquecimento global.

Sem comentários: