sexta-feira, fevereiro 22, 2008

O poder de uma marca


Na década de 1970, Stephen King arranjou uma solução para sua super-produção. Ele produzia demais e as editoras tinham medo de lançar todas as obras, saturando o mercado com seus livros. Assim, ele inventou o pseudônimo Richard Bachman, com os quais assinou aqueles trabalhos que lhe pareciam menos comerciais. A farsa durou alguns anos, até que um repórter descobriu a verdade. Como resultado disso, os livros de Bachman tiveram um salto de vendas. Um deles, que havia vendido 28 mil exemplares, vendeu 280 mil exemplares. É o poder de uma marca de sucesso...

2 comentários:

Ivan Daniel disse...

Olá, Ivan Carlo! Quero indicar um vídeo muito 'agressivo' sobre concorrência que passa no canal FX da tv fechada. É uma chamada do desenho animado Uma Família da Pesada (Family Guy). Tá no You Tube: http://br.youtube.com/watch?v=0m54eMITb_Q

Anónimo disse...

hmm, A historia que li sobre isso é que King ficou muito associado ao terror e os editores tiveram medo de lançar trabalhos de Ficção cientifica porque, bem, primeiro porque morrem de medo de coisas que fujam de seu paradigma e segundo porque fãs morrem de medo de coisas que fogem de seus paradigmas.
Então King fez o que varios outros fizeram antes e criaram um outro nom de plume o Richard Bachman, escritor de Ficção cientifica e dramas humanos.
E deu certo. assim quando isso foi descoberto, foi algo gradual e completo " oh, Stephen King é VERSATIL " e não um temido "oh Stephen KING TRAIU OS fãs de seu trabalho tentanto empurrar ficção cientifica neles, OH !" OU " humf Ele deveria ficar só fazendo o que ele já sabe e não sacanear OS FÃS !" ou qualquer outra bobagens que fãs adoram falar.
Mas é verdade, acho que se pode dizer que a "marca" Stephen King, escritor de horror" era tão forte que tiveram que criar outra pra dar vazão a seus impulsos criativos. Eu acho isso um pouco triste, mas enfim...

Meu Nome não é jonnhy