quarta-feira, agosto 27, 2008

Eu sou o leitor de Macapá


Um dos integrantes da comunidade Perry Rhodan no Orkut fez uma enquete perguntando onde moram os leitores da série. A título de brincadeira, ele perguntou se tinha algum leitor em Macapá. Quando descobriu que eu moro justamente em Macapá, pediu para eu colocar um depoimento, que reproduzo abaixo. Para conhecer a comunidade da série, clique aqui. Para ler um texto meu sobre a série, clique aqui e para ler um fanfic meu com os personagens da série, clique aqui.


Eu sou o leitor de Macapá! Comecei a ler em meados da década de 1980. Tinha um amigo que era fã e lia muito. Ele me emprestou alguns exemplares e depois consegui outros em sebos. Não tinha dinheiro para comprar em bancas. Na época era fácil achar em sebos, especialmente os da primeira série, em formatinho e com borda branca. Mesmo quando a série parou de ser publicada, continuei comprando e lendo. Houve uma época em que deu um saudosismo e fiz uma raspas em sebos das cidades em que ia. Acabei compondo uma biblioteca e tanto. Mas algo que fez com que eu fosse me desinteressando foi a irregularidade da série. Alguns números são muito bons, outros são médios e muitos são ruins. Meu autor predileto é Willian Voltz. O Mistério do Planeta dos pântanos (n. 242) foi uma verdadeira revolução para mim. Ele conseguiu construir uma trama muito bem elaborada e com uma narrativa quase poética. O nome da personagem Helga Voltz, da série Exploradores do Desconhecido, é uma homenagem ao meu autor predileto de PR. A trama de operação salto quântico também é uma espécie de releitura de O mistério do planeta dos pântanos. Infelizmente, com o tempo, descobri que até o Voltz escrevia números sofríveis, muitas vezes volumes que serviam apenas para costurar uma brecha na trama maior... Outro volume que me marcou muito foi Lemy e o lobo-batráquio (n.156). Até hoje a cito em meus manuais de roteiro de quadrinhos como exemplo de uma estrutura interessante, em que a mesma história é contada de formas diferentes..

Sem comentários: