sexta-feira, agosto 15, 2008

“Simãozinho Sonhador” vence o concurso DOCTV IV


A quarta edição do DOCTV no Amapá vai contar a história de um poeta popular que vendeu mais de 15 mil exemplares do seu livro O ABC da Mulher, oferecido de porta em porta pela cidade de Macapá. Através de Simãozinho Sonhador é possível ver, ao mesmo tempo, a alma de milhares de pessoas que vieram para o Norte construir a vida com suor e arte.
Simãozinho será o personagem narrador de sua própria história, numa narrativa direta, cheia dos detalhes fantásticos, "impregnadas das cores e sons próprios de sua arte, seguindo o roteiro de vida que o fez tripa de teatro de bonecos, palhaço e trapezista de circo, de como escapou da morte que quase o leva do meio do picadeiro, num acidente do qual seu parceiro de número não escapou. De como ele trocou o circo por um trabalho mais maneiro: peão de touro bravo até compor seu livro mais famoso: o ABC da Mulher, e de como ele conseguiu vender 15 mil exemplares", diz um trecho do projeto, de Manoel Ribeiro do Vale Junior.
O documentário terá 52 minutos de duração, com orçamento total de R$ 110 mil reais através de assinatura de contrato de co-produção com o Governo do Estado do Amapá por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais. “Simãozinho Sonhador” será exibido em cadeia nacional através da programação da Rede Pública de Televisão, e em programações regionais da SECULT/AP no período de maio de 2009 a janeiro de 2010.
Dos 110 mil reais a serem investidos na produção do filme, 80 mil reais serão repassados através do convênio firmado entre a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o restante, 30 mil reais, serão aportados pelo Governo do Estado do Amapá através da SECULT.
Nesta edição do Programa DOCTV foram selecionados ainda os seguintes projetos: As Benzedeiras do Amapá: Profissão, Missão e Fé de autoria de Rosenilda Sandra Fernandes da Rocha; 7 Janelas de autoria de Clive Gavin Andrews; Maracá e Cunani “Civilizações Guerreiras” de autoria de Ana Vidigal e Escola da Prisão de autoria Eliane Leal Vasquez.


Fonte: Coordenação Estadual do DOC TV

Sem comentários: