quarta-feira, setembro 03, 2008

Brad Meltzer faz campanha para salvar casa de Jerry Siegel


Por Sérgio Codespoti (02/09/08)

A Sociedade Siegel e Shuster está realizando uma campanha, juntamente com o escritor Brad Meltzer, para salvar a casa onde morou Jerry Siegel, o criador do Super-Homem (junto com Joe Shuster).

Siegel, falecido em 1996, cresceu numa casa num subúrbio de Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos. Foi nesta casa que ele teve, no meio de uma noite, as idéias que resultaram na criação do Super-Homem.

Atualmente, a casa não pertence à família Siegel, e hoje abriga uma outra família, apesar de estar em decadência total, pois o casal não tem condições de manter o local.

Durante a fase de pesquisas para seu novo livro, Book of Lies, Brad Meltzer visitou, juntamente com o roteirista e jornalista Mike Sangiacomo, a casa da infância e juventude de Siegel. Meltzer pretendia ver o quarto de Siegel, o espaço físico onde o garoto havia criado, no meio da noite, a idéia de um herói maior que todos os outros. O resultado foi mais chocante. Os dois escritores ficaram bastante assustados com o estado de decadência avançado da casa tanto por dentro quanto por fora. O local, na época, não possuía nem ao menos uma placa comemorando o fato histórico. A casa de Joe Shuster, Meltzer descobriu posteriormente, estava tão destruída que foi demolida pela prefeitura.

Várias coisas resultaram desta visita. A primeira delas foi uma placa, feita e paga por Meltzer e Alex Ross, indicando que naquela residência morou Jerry Siegel, co-criador do Homem de Aço, que foi entregue ao casal que mora lá há 20 anos. Depois disso veio a idéia de juntar fundos para restaurar a casa, e o resultado é um leilão (no site http://www.ordinarypeoplechangetheworld.com/) que ocorrerá em setembro, com uma dúzia de itens ofertados semanalmente. (...)Para quem se interessa pela história do Super-Homem, o novo livro de Meltzer será um prato cheio. Book Of Lies é uma história de ficção que mistura o primeiro assassinato bíblico - quando Caim assassinou Abel - com a morte real de Mitchell Siegel, pai de Jerry, durante um assalto à sua loja de armarinhos.Meltzer investiga a hipótese de que a força por trás do nascimento do primeiro e maior de todos os super-heróis foi a morte repentina e criminosa de Mitchell Siegel, um imigrante judeu oriundo da Lituânia do e pai de Jerry Siegel.O assassinato, ocorrido em 1932, nunca foi resolvido. Book of Lies tem 352 páginas e foi lançado hoje, 2 de setembro, nos Estados Unidos

Comentário: Interessante. O Superman sempre foi uma história sobre perdas, tanto que as melhores histórias de Jerry Siegel, escritas na década de 1950, era sobre a saudade que o herói sentia de Kripton. Nas histórias, ele sempre ficava a um passo a ter seu planeta natal de volta, mas sempre o perdia. Era a forma do roteirista de lidar com a perda do pai e com a situação difícil pela qual a família passou após o assassinato. Agora, a casa do escritor é um novo Kripton, prestes a ser destruído. Felizmente há pessoas tentando fazer algo para que isso não aconteça.

Sem comentários: