quinta-feira, maio 14, 2009

Smurfs e bananas inspiram obras sobre queda do muro de Berlim


Marcio Damasceno
De Berlim para a BBC Brasil
Uma instalação com os smurfs subindo em uma laje e a estátua de uma banana gigante estão entre as 532 ideias submetidas por artistas e que foram recusadas em um concurso para escolher um monumento à reunificação da Alemanha.
O governo alemão decidiu anular a concorrência para o "Nationales Freiheits- und Einheitsdenkmal" (Monumento Nacional pela Liberdade e Unidade, em tradução livre), afirmando que a qualidade dos trabalhos foi "insuficiente".
O júri decidiu pelo cancelamento da concorrência por ter considerado como "porcaria" 25% dos trabalhos. Segundo a imprensa alemã, alguns dos 19 membros da comissão de julgamento qualificaram trabalhos apresentados como "desastrosos" e "ingênuos".
Entre as propostas mais inusitadas, que abusam da criatividade e do bom humor, estiveram a imensa banana dourada (rara na Alemanha Oriental, a fruta representava no país o sonho de consumo capitalista), uma girafa e a festa dos smurfs, os pequenos duendes azuis personagens de desenho animado, comemorando a queda do Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria e da divisão da Alemanha, derrubado em 1989. Leia mais

1 comentário:

Mapleise disse...

Momento de protesto?
Momento de uma nova repressão?
Nova ditadura?
O que tem contra a arte?
O que tem contra alguns ícones da década de 80. Será mesmo que os anos 80 é uma década perdida?