Assim como a Finasa já havia feito no mês passado, a Unisul encerrou na segunda-feira o patrocínio ao projeto de vôlei profissional que leva seu nome. Em comum, os dois têm o fato de publicamente responsabilizarem a Rede Globo, entre outros fatores, pela decisão. Afinal, gastam quantias vultosas em apoio ao esporte e, na hora de comer o filé mignon, o canal de televisão mais popular do País mutila o nome das equipes para não citar marcas. Leia mais
Comentário: Além de não dizer o nome da equipe para não citar a empresa patrocinadora, a Globo desfoca cenários, camisas, bonés, tudo para não permitir a publicidade não paga. A Globo se defendeu com a desculpa de que faz isso para não confundir jornalismo com publicidade. Mas, se fosse assim, a Globo deveria também tirar seus anúncios dos eventos esportivos, já que eles, segundo a emissora, são jornalísticos, não publicitários. Realmente, essa política da Globo é complicada até na área de cultura. Quando morava em Curitiba, já vi eventos culturais serem divulgados sem o nome do local em que acontece para não divulgar de graça uma empresa (uma livraria, por exemplo) ou uma instituição. Qual será a estratégia das equipes de vôlei? Não deixar os jornalistas da Globo entrarem das entrevisas coletivas? Com a Record subindo no IBOPE, isso é um perigo.
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