quarta-feira, novembro 25, 2009

Body art

A body art está associada à arte conceitual e ao minimalismo. Trata-se de uma manifestação das artes visuais na qual o corpo do artista é utilizado como suporte ou meio de expressão. Via de regra, as obras de body art são um convite à reflexão.
Um dos artistas mais importantes dessa corrente é o italiano Piero Manzoni.
Manzoni pintava tinta fosforescente e cloreto de cobalto em seus quadros, tintas que se modificavam com o tempo, permitindo a criação de uma obra que mudava. Mas foram seus trabalhos envolvendo o corpo humano que o tornaram célebre.
Em 1958, ele criou as esculturas pneumáticas, com 45 balões. O comprador levava para casa, além dos balões, a própria respiração de Manzoni. Sua inovação foi transformar sua expiração em obra de arte. Uma inovação até mesmo trivial diante de sua obra mais famosa. Em 1961, ele defecou em 90 latas e etiquetou-as com o título ¨Merda de artista¨. Muitas dessas latas explodiram em decorrência da expansão de gases, mas as que sobraram se tornaram célebres. Recentemente uma delas foi vendida por 120 mil euros, mais do que o valor de um carro Mercedes.
Em outras obras, Manzoni continuou brincando com o corpo e com a noção que temos dele, inclusive a noção de propriedade. Em 1960, por exemplo, ele imprimiu suas impressões digitais em ovos cozidos (os espectadores podiam comer a exposição).
Outro trabalho interessante foram impressos com sua impressão digital, vendidos aos visitantes da exposição. Esse último trabalho mencionado levanta uma questão interessante sobre identidade e direitos autorais. Uma pessoa é dona de sua impressão digital? Ela pode vendê-la?
No mesmo ano, ele fez uma exposição com pessoas nuas. Todas tinha sua assinatura e certificado de autencidade.



REFERÊNCIAS
O COCÔ mais caro da história. Disponível em: http://www.mundogump.com.br/o-coco-mais-caro-da-historia. Acesso em: 21 nov. 2008.
WIKIPÉDIA. Piero Manzoni. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Piero_Manzoni. Aceso em 21 nov. 2008.

2 comentários:

JJ Marreiro disse...

Defecar em noventa latinhas já qualifica este rapaz como um fenômeno da marmota. Conseguir VENDER as 90 latinhas faz com ele esteja entre as maiores LÁBIAS da história....A explosão das latinhas, entretanto, poderia ter rendido um excelente processo relacionado à defesa do consumidor...A não ser que no rótulo estivesse expresso:
"Consumir antes de janeiro de 1961"

LandNick disse...

O Paulo Coelho fez cocô e imprimiu! Esse enlatou! Ambos se deram bem! Nasce um otário por minuto!