quarta-feira, janeiro 27, 2010

Dia do quadrinho nacional em Pernambuco


Comemorando o Dia do Quadrinho Nacional nesta próxima sexta-feira, 29 de Janeiro de 2010, a partir das 13h, no Auditório Capiba da Faculdade Maurício de Nassau [Graças], uma série de palestras sobre a História em Quadrinhos em Pernambuco.

A programação se inicia com uma conferência sobre a Pré-História das Histórias em Quadrinhos, apresentada pelo sociólogo e professor universitário Amaro Braga, organizador do evento, e segue com palestras sobre a utilização dos quadrinhos na Escola, o resgate dos movimentos de produção dos quadrinhos no Estado como a PADA com a revista Prismarte e o Festival Internacional de Humor [FIHQPE] e a produção de Jornalismo sobre Quadrinhos.
Entre os participantes do evento destaque para o cartunista Laílson de Holanda e o Professor da UFPB Henrique Magalhães. Também consta do evento um workshop do desenhista Pedro Ponzo sobre a Produção de Quadrinhos para o Mercado Americano e da professora Danielle Jaimes sobre a produção de quadrinhos educacionais.
Durante o evento ficará disponível para visitação a Exposição “Por uma Pré-história das Histórias em Quadrinhos” retratando o surgimento das Histórias em Quadrinhos, idealizada especialmente para professores, educadores e fãs da nona arte conhecerem um pouco mais do surgimento das Histórias em Quadrinhos. Ricamente ilustrada os banners da exposição retratam as ligações estéticas das HQ´s com as Artes Plásticas, mostrando como os a arte rupestre, os hieróglifos e papiros egípcios, os vasos gregos e os códices Maias contribuíram para o surgimento da chamada Artes Seqüencial [HQ]. A exposição termina com as primeiras produções no Brasil. Também compõe a mostra uma exposição comemorando os 50 anos de Maurício de Souza e sua Turma da Mônica.

O Dia do Quadrinho Nacional é festejado em 30 de janeiro e marca o início da produção de HQ´s no Brasil. Nesta mesma data em 1869, foi publicada nas páginas do jornal carioca “O Cabrião”, as “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte,” uma história em quadrinhos criada por Angelo Agostini, um ítalo-brasileiro que produzia muitas caricaturas e desenhos na época do Império, mas que colocou o Brasil na história Universal com um dos pioneiros na produção desta Arte, principalmente por inaugurar o estilo realista na produção de Hq´s, predominantemente caricaturesco.
O público ainda poderá conferir as ultimas publicações em quadrinhos do Estado e da região em exibição durante o evento, que é gratuito e se encerra às 16h.

“Dia do Quadrinho Nacional em PE”

Palestrantes: Amaro Braga, André Dib, Danielle Jaimes, Henrique Magalhães, Laílson de Holanda, Pedro Ponzo, Arnaldo Luis e Milson Marins.

Quando: 29/01/2010 – 13h – Auditório Capiba – Faculdade Maurício de Nassau – Bloco C. Rua Joaquim Nabuco, 778, Graças.

EVENTO GRATUITO

Sem comentários: